Roraima teve papel de destaque no lançamento oficial da Marca Amazônia, realizada na terça-feira, 8, durante a 52ª edição da Expo Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ). O evento, que segue até esta sexta-feira, 10, reúne representantes dos Estados brasileiros e profissionais do setor turístico.
O Estado foi representado pela Secult (Secretaria de Cultura e Turismo) por meio do diretor do Detur (Departamento de Turismo), Bruno Muniz de Brito, que também foi o idealizador da criação das Rotas Amazônicas Integradas. Para ele, a nova marca simboliza um passo importante para o fortalecimento do turismo na região e para o reconhecimento da Amazônia como um destino de padrão internacional.
“A marca vai fornecer uma identidade da Amazônia para o Brasil e para o mundo. Muitos brasileiros que não conhecem a Amazônia agora vão passar a ter uma percepção melhor e maior sobre esse novo segmento do turismo que é inaugurado hoje”, afirmou Muniz.
O diretor também destacou que a criação do selo vai ampliar a visibilidade de Roraima, que ainda possui uma economia tímida no setor turístico, mas vem investindo em ações regionais para fomentar o desenvolvimento do segmento. “Os esforços que estão sendo feitos no nível regional vão proporcionar um crescimento para a região respeitando as nossas singularidades”, acrescentou.
Produtos turísticos dos Estados da Amazônia serão valorizados
A Marca Amazônia é uma iniciativa das RAI (Rotas Amazônicas Integradas) em parceria com a Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) e foi desenvolvida com base no conceito de sustentabilidade e transformação, representando a força do bioma amazônico e inspirada no desenho dos rios visíveis do alto. A proposta reforça a diversidade e o potencial turístico da região, posicionando a Amazônia como um destino de referência mundial.
A cerimônia de lançamento contou com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, do superintendente de Turismo e coordenador da RAI, Gilvan Júnior, e do diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, além de agentes e guias de turismo e visitantes de vários estados.
Segundo Gilvan Júnior, a marca reforça a identidade da Amazônia Brasileira e valoriza seus produtos turísticos conforme as peculiaridades de cada Estado. “Isso é importante para levar esse destino com muito profissionalismo, em parceria com a Embratur, para trabalhar um marketing muito pontual e de maneira assertiva”, destacou.
Já o diretor Bruno Reis, da Embratur, lembrou que a parceria com a RAI foi formalizada há dois anos por meio de um Acordo de Cooperação Técnica. Desde então, vem sendo executado um plano de ações voltado a promover o “produto Amazônia” no mercado internacional.
“As ações ganham um grau maior de maturidade agora com a integração dos estados e a criação da marca, que foi uma iniciativa dos secretários de turismo da região. A Embratur está apoiando a divulgação, assim como também a forma de falar sobre a Amazônia brasileira em diversos mercados, seja nos Estados Unidos, na Europa ou na Ásia”, explicou.
Mín. 22° Máx. 32°