
O Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Saúde, entregou na tarde desta
segunda-feira (30), 25 novos leitos no HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza
Bento).
A estrutura está localizada no Bloco E e será a retaguarda da unidade, sendo voltada para
pacientes em tratamento de clínica médica.

Com os novos leitos, o HGR passa a ter 456 leitos hospitalares. Com isso, maior
capacidade para absorver pacientes das cirurgias eletivas, reduzindo a pressão sobre
setores de maior complexidade e permitindo maior rotatividade nos atendimentos.
“Estamos todos aqui presenciando mais um recurso sendo alocado para aumentarmos a
capacidade de atendimento da população. Saúde é a principal meta do nosso Estado, e
esse ano também, nós deveremos aqui nos próximos dias, junto com toda essa equipe
aqui, dar ordem de serviço de mais um bloco aqui do HGR”, afirmou o governador Edilson
Damião.
O investimento total foi de R$ 530.021,55, sendo R$ 167.809,45 de recursos próprios do
Governo de Roraima e R$ 362.212,10 oriundos de emenda parlamentar do deputado
Cláudio Cirurgião.
“A vinda desses 25 leitos vai possibilitar que os setores de emergência desafoguem e além
disso vai proporcionar com que a fila cirúrgica ande de maneira mais célere porque um dos
grandes gargalos do andamento da fila cirúrgica é justamente leito de internação
hospitalar. São 25 leitos humanizados, muito bem acabados, com a localização estratégica
para que a equipe de cirurgia possa dar alta rotatividade na fila de cirurgia”, destacou o
parlamentar.
Para o secretário de Saúde, Rafaell Azevedo, a ampliação representa um avanço
estratégico para o HGR, ao garantir leitos de retaguarda essenciais para o pós-operatório
de cirurgias eletivas.
“Isso aqui viabiliza rodar mais rápido as nossas cirurgias eletivas que estavam com certos
problemas de leitos de retaguarda. Hoje recebemos esse bloco com 25 leitos exclusivos
para essa demanda”, pontuou.
A paciente Tereza de Souza, de 40 anos, está internada no Bloco E do HGR desde
outubro de 2025 devido a um acidente de trânsito. Para ela, os pacientes só têm a ganhar
com a ampliação.
“Eu acho bom, é sempre bom ter bastante leitos para não haver aglomerações. E eu acho
importante que o governo se preocupe com isso e tudo, porque acho que as pessoas ficam
mais tranquilas, mais aconchegadas no hospital”, disse a paciente.
SOBRE A NOVA ESTRUTURA
A obra readequou um espaço antes subutilizado, que viabilizou a ampliação de 273,13 m²,
transformando o espaço em quatro enfermarias, sendo duas masculinas e duas femininas,
e um leito de isolamento, seguindo as normas sanitárias.
Além da ampliação física, o espaço recebeu melhorias estruturais completas, incluindo
adequações elétricas, climatização, instalações hidrossanitárias, novos revestimentos e
acabamentos com padrão hospitalar, garantindo mais conforto, segurança e qualidade no
atendimento.
“Em conversa multidisciplinar, com uma equipe médica, de enfermagem e a necessidade
também de ampliação dos novos leitos, nós fizemos um planejamento para realizarmos
uma revitalização e adequação aqui nesse ambiente. Esses 24 leitos são leitos naturais
para pacientes de baixa complexidade e preparamos mais um leito, completando os 25,
como isolamento”, explicou o diretor do Departamento de Engenharia da Sesau, Wengley
Glides.
Para o diretor-geral do HGR, Alysson da Silva, a ampliação fortalece a capacidade da
unidade em acompanhar o crescimento da demanda por cirurgias, garantindo melhores
condições de assistência aos pacientes.
“Com o aumento da quantidade de cirurgias, nós precisamos ampliar também a quantidade
de leitos para que esses novos pacientes tenham uma acomodação mais adequada e
beneficiem a recuperação pós-operatório. Os leitos beneficiarão a população no geral,
tanto pelo aumento da quantidade de cirurgias como também da qualidade assistêncial
que haverá. Esses novos leitos são altamente equipados para que o pós-operatório tenha
uma recuperação mais rápida e que eles possam voltar às suas casas com mais saúde”,
afirmou.
MAIS INVESTIMENTOS NO HGR
A entrega dos novos leitos integra um amplo conjunto de investimentos realizados pelo
Governo de Roraima no Hospital Geral de Roraima, que vem passando por um processo
contínuo de modernização, ampliação da capacidade assistencial e qualificação dos
serviços ofertados à população.
Entre as principais melhorias já executadas na unidade, destacam-se a revitalização dos
blocos A, D e F, além da recuperação das coberturas dos blocos C e G, com mais
segurança estrutural e melhores condições de funcionamento.
O HGR também passou por modernizações importantes nos setores como a lavanderia,
cozinha e refeitório. Outro avanço significativo foi a inauguração do Bloco E, que ampliou
de forma expressiva a estrutura hospitalar com 120 leitos clínicos, 40 leitos de UTI e 10
salas cirúrgicas, consolidando o HGR como referência em atendimentos de média e alta
complexidades.
A unidade também recebeu a ampliação do setor de Grande Trauma, com a implantação
de 25 novos leitos, além da reforma do Bloco B, que passou a contar com 49 leitos
destinados às especialidades de pneumologia e infectologia.
As melhorias incluem ainda a qualificação da unidade de AVC e da sala de tomografia,
ampliando a capacidade de diagnóstico e atendimento em casos de urgência e
emergência.
Como parte das ações voltadas ao ensino e à formação profissional, foi implantado o
Núcleo de Estudos, fortalecendo a integração entre assistência, ensino e pesquisa dentro
da unidade hospitalar.
Mín. 23° Máx. 30°


