23°C 30°C
Boa Vista, RR
Publicidade

Roraima recebe Simpósio sobre saúde nas fronteiras

Para fortalecer Roraima no enfrentamento de emergências em saúde pública, a Sesau (Secretaria de Saúde)

18/03/2026 às 10h24
Por: Aldênio Soares Fonte: Hora 1 Roraima
Compartilhe:
Roraima recebe Simpósio sobre saúde nas fronteiras

Para fortalecer Roraima no enfrentamento de emergências em saúde pública, a
Sesau (Secretaria de Saúde), em parceria com o Ministério da Saúde e da OPAS
(Organização Pan-Americana da Saúde), deu início nesta terça-feira, 17, ao 1°
Simpósio Saúde nas Fronteiras da Amazônia: Migração, Mudança Climática e
Saúde.

O evento ocorre no auditório da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em
Saúde), localizado na Av. Capitão Júlio Bezerra, 826, 31 de Março, e reúne gestores
estaduais e municipais da saúde, Defesa Civil, DSEI (Distrito Sanitário Yanomami e
Leste).

A programação segue até quinta-feira, 19, para discutir os desafios e estratégias de
preparação do sistema de saúde para os impactos das mudanças climáticas e dos
fluxos migratórios na região.

“O objetivo do Simpósio é de fortalecer o debate técnico e institucional sobre a
organização dessas redes de vigilância e da assistência, relacionada à rede nos
impactos das mudanças climáticas, como o período de estiagem que temos dentro
do nosso estado, seco, aumento das temperaturas e ocorrência das queimadas”,
afirmou a diretora de Vigilância Ambiental da CGVS, Vanessa Silva.

Segundo o consultor nacional da OPAS, Carlos Frank, a iniciativa integra um projeto
mais amplo voltado ao fortalecimento das capacidades dos estados fronteiriços da
Amazônia.

“Esse projeto vem sendo desenvolvido nos cinco Estados que têm fronteiras aqui na
região amazônica, e ele tem o intuito de trazer uma tríade muito complexa do
sistema público de saúde, que é a migração, mudanças climáticas e seus desafios
de doenças emergentes e reemergentes que podem surgir nesse contexto”,
destacou.

Para o coordenador de Vigilância em Saúde do município de Rorainópolis, Clayson
Oliveira, o Simpósio contribui diretamente para o fortalecimento das políticas
públicas.

“Esse seminário vem para complementar os nossos entendimentos em relação à
questão das políticas públicas de saúde voltada para a parte de imigração, uma das
mudanças climáticas nesse momento em que a gente vive. E a construção do plano
vai ser um instrumento de trabalho onde teremos a oportunidade de construir junto
para poder direcionar essas políticas para atender melhor a população”, ressaltou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Boa Vista, RR
23°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 30°

24° Sensação
1.5km/h Vento
92% Umidade
100% (5.1mm) Chance de chuva
06h56 Nascer do sol
07h13 Pôr do sol
Qui 31° 23°
Sex 29° 23°
Sáb 31° 22°
Dom 29° 23°
Seg 29° 23°
Atualizado às 03h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 344,469,63 +0,38%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio