23°C 30°C
Boa Vista, RR
Publicidade

Sesau realiza sexta oficina do projeto FortaleceSES em Roraima

A Sesau (Secretaria de Saúde) realizou, nesta quarta-feira, 28, a sexta oficina do projeto FortaleceSES (Fortalecimento da Função Gestora das Secretarias Estaduais de Saúde)

29/01/2026 às 09h19
Por: Aldênio Soares Fonte: Hora 1 Roraima
Compartilhe:
Sesau realiza sexta oficina do projeto FortaleceSES em Roraima

A Sesau (Secretaria de Saúde) realizou, nesta quarta-feira, 28, a sexta oficina do projeto
FortaleceSES (Fortalecimento da Função Gestora das Secretarias Estaduais de Saúde),
em Roraima. A iniciativa busca qualificar a gestão da saúde no Estado e fortalecer o
planejamento estratégico no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).

A oficina faz parte de uma iniciativa nacional que integra o Proadi-SUS (Programa de
Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS), coordenada pelo Conass (Conselho
Nacional de Secretários de Saúde) e pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital
Alemão Oswaldo Cruz.

Nessa etapa, o foco do trabalho foi o monitoramento dos indicadores relacionados ao
plano de intervenção definido ao longo das oficinas anteriores. A programação incluiu a
construção do painel de bordo e da matriz de monitoramento, instrumentos que permitirão
acompanhar e avaliar, de forma sistemática, as ações pactuadas entre Estado, municípios
e instituições parceiras.

De acordo com a coordenadora da Coordenadoria Geral de Planejamento da Sesau,
Edileuza Alves Soares, a oficina marca um momento importante de consolidação de tudo
que foi construído ao longo do projeto.

“Chegamos hoje à oficina 6 do FortaleceSES, um momento muito importante de
consolidação de tudo que foi construído ao longo desse percurso. Esta oficina nos convida
a refletir, avaliar e fortalecer as práticas que estamos desenvolvendo, sempre com foco na
qualificação do cuidado e no fortalecimento da gestão do SUS”, destacou.

O projeto FortaleceSES vem sendo desenvolvido de forma progressiva desde 2024, com a
constituição de grupos de trabalho e a definição de um foco estratégico prioritário para
Roraima.

Segundo o facilitador do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Sérgio Vinícius, o projeto atua em
dois eixos principais, com oficinas práticas e formação em planejamento estratégico, sendo
presente nos 27 Estados brasileiros.

“Estamos trabalhando com monitoramento do foco, através do levantamento dos
indicadores voltados ao plano de intervenção, onde vai ser construído hoje e amanhã o
painel de bordo e a matriz de monitoramento com a seleção de indicadores para serem
monitorados e avaliados pela equipe da Sesau, do Cosems [Conselho das Secretarias
Municipais de Saúde], e do município”, afirmou Sérgio.

O FortaleceSES segue em execução até julho deste ano, quando serão realizadas a
sétima e a oitava oficina, encerrando o ciclo de atividades previstas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Boa Vista, RR
23°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 30°

24° Sensação
1.5km/h Vento
92% Umidade
100% (5.1mm) Chance de chuva
06h56 Nascer do sol
07h13 Pôr do sol
Qui 31° 23°
Sex 29° 23°
Sáb 31° 22°
Dom 29° 23°
Seg 29° 23°
Atualizado às 03h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 344,089,29 +0,27%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio