
Como parte das ações alusivas ao Janeiro Branco, campanha de conscientização sobre a
importância da saúde mental, a Policlínica Coronel Mota vem promovendo uma série de ações
ao longo do mês. Nesta semana, a unidade realizou uma palestra voltada especialmente para
os servidores da unidade.
Integrando estratégias de educação em saúde, atividade foi conduzida pelo psicólogo
Sebastião Diniz Neto. Ele explicou que a palestra teve a finalidade de promover uma reflexão
sobre a importância do equilíbrio entre corpo e mente.

“São nessas palestras educativas que você se programa, se motiva e faz um planejamento do
ano todo para realmente ter esse foco e atenção com você mesmo. A saúde mental traz essa
reflexão da importância do autocuidado, do planejamento, da valorização familiar, da
valorização institucional”, afirmou o palestrante.
A servidora Maria de Lourdes, que atua no setor de RH (Recursos Humanos), disse que a
atividade teve um significado especial, pois relembrou sua própria trajetória de enfrentamento à
depressão.
“É difícil no início, a gente nunca quer aceitar, mas é bom sempre ficar observando alguns
colegas assim. É muito importante que participem das palestras, porque é um meio de a gente
descobrir, de repente, que tem um colega ali no meio que está passando um momento
dedicado e não tá sabendo”, ressaltou a servidora.
A próxima palestra será realizada no dia 30 de janeiro, a partir das 11h, sendo novamente
voltada para os servidores que atuam na unidade.
Campanha Janeiro Branco
Janeiro Branco é uma campanha nacional dedicada à promoção da saúde mental e emocional.
A iniciativa foi criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão. Seu objetivo é
sensibilizar a população para a importância do bem-estar psicológico e estimular a busca por
cuidados especializados quando necessários.
O mês de janeiro é simbolicamente associado a recomeços, reflexões e novos projetos. A
escolha do nome “Janeiro Branco” remete à ideia de uma “folha em branco”, incentivando as
pessoas a reescreverem suas histórias e priorizarem a saúde mental.
Mín. 23° Máx. 30°


