
O Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth recebeu parecer favorável do MEC
(Ministério da Educação) para ser oficialmente qualificado como hospital-escola e
implantar, a partir de 2026, a primeira residência de enfermagem de Roraima.
A aprovação autoriza o início dos programas de Residência em Enfermagem Obstétrica e
Residência em Enfermagem Neonatal, em parceria com a UERR (Universidade Estadual
de Roraima), marcando um avanço histórico para a formação em saúde no Estado.

“Por ser enfermeiro obstetra, fico muito feliz com esse trabalho, que vem sendo somado
para formar mais especialistas qualificados que permaneçam aqui no Estado de Roraima.
São mais enfermeiros especialistas e mais oportunidades oferecidas pelo Governo de
Roraima a esses profissionais que tanto batalham no dia a dia aqui na maternidade”,
afirmou o diretor-geral da Maternidade, Manoel Roque.
Durante o processo de avaliação, o HMI recebeu, no dia 10 de dezembro, a visita técnica
da avaliadora da Comissão Nacional de Residências Multiprofissionais em Saúde, Ieda
Santos, do MEC, que analisou minuciosamente os cenários de prática onde os residentes
irão atuar. Ela destacou a excelência da organização e o nível de maturidade institucional
da Maternidade, ressaltando que os critérios exigidos pelo MEC foram plenamente
atendidos.
“Estou encantada com a organização da Maternidade e com a apropriação do
funcionamento do programa de residência, tanto de Enfermagem Obstétrica quanto de
Neonatologia”, ressaltou.
Segundo o coordenador do curso de Enfermagem da UERR e da Comissão de Residência
Multiprofissional, professor Francisco Barros, a avaliação contemplou todos os fluxos
assistenciais e formativos, desde o acolhimento da paciente até os cenários de maior
complexidade.
“O espaço deve apresentar os requisitos mínimos, como infraestrutura adequada,
equipamentos tecnológicos e protocolos que serão implementados durante a assistência. A
necessidade da visita e da avaliação do local é justamente contemplar esses requisitos e
verificar se tanto a UERR quanto a Maternidade conseguem ofertar esse cenário, esse
campo de prática, para a formação dos futuros residentes”, explicou.
HMI realizará residência médica
Em novembro, o Hospital Materno Infantil também recebeu parecer favorável do MEC para
a implantação do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, com
início previsto para 2026.
Na ocasião, além da autorização para o novo programa de residência médica, o MEC
também sinalizou positivamente para as adequações necessárias à qualificação da
unidade como hospital-escola, reconhecendo o potencial do HMI como referência em
ensino, pesquisa e assistência materno-infantil no Estado.
Mín. 23° Máx. 30°


