
Ação promovida pela Superintendência de Saúde percorreu os setores da Casa e reuniu
doadores voluntários em gesto que pode salvar até quatro vidas por bolsa coletada
Em alusão ao Junho Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre a importância da
doação de sangue, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realiza durante toda esta
quarta-feira (25), uma ação solidária no Hemocentro de Roraima (Hemoraima), com a
participação de servidores da Casa.
A mobilização foi organizada pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da
ALE-RR, que visitou os gabinetes no início da semana para convidar e sensibilizar os
colaboradores. De acordo com a diretora da Superintendência, Elissandra Silva, houve uma
boa adesão por parte dos servidores.

“Vendemos toda a programação, andamos pelos setores, conversamos diretamente com os
servidores e tivemos uma grande aceitação. Explicamos que doar sangue é um gesto que
beneficia tanto quem doa quanto quem recebe, e ficamos muito agradecidos pela participação
de todos”, ressaltou Elissandra.
O servidor da ALE-RR, Dennys Ramiz, é doador frequente, mas também reforçou o apelo à
população para realizar esse gesto de solidariedade. “Já perdi as contas de quantas vezes doei.
Sempre que sou chamado, venho ajudar, porque sei que tem muita gente precisando. É rápido,
não dói e salva vidas”, afirmou.
Quem também se juntou à ação foi o servidor da Casa Legislativa Jefferson Pereira, que
compartilhou a própria experiência e motivação para se tornar um doador regular. “Na
primeira vez, vim ajudar um amigo. Hoje percebo a importância e pretendo doar mais vezes.
Uma única bolsa pode ajudar até quatro pessoas”, disse.
A assistente social do Hemoraima, Terezinha Khan, acompanhou o processo de perto e
agradeceu a parceria institucional. “A presença da Assembleia aqui hoje representa um ato
concreto de amor ao próximo. Esperamos que essa iniciativa inspire outros grupos a também
fazer parte dessa corrente do bem”, declarou.

O Hemoraima funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h30, na
Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 3418, bairro Aeroporto, em Boa Vista. Para doar
basta:
Ter entre 16 a 69 anos (menor de idade precisa estar com responsável legal);
Estar em boas condições de saúde;
Pesar mais de 50kg;
Dormir bem na noite anterior;
Ingerir bastante água antes e depois da doação;
Evitar fumar e beber nas últimas 2h e 12h, respectivamente, antes da doação;
Mín. 23° Máx. 30°


