
O Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto, em Rorainópolis, iniciou nesta sexta-
feira, 24, um mutirão de cirurgias de hérnia e vesícula com o objetivo de reduzir a fila de
espera e garantir mais qualidade de vida aos pacientes do Sul de Roraima.
Segundo o diretor da unidade, Natã Freire, serão realizadas cerca de 140 cirurgias até o
fim do ano. Os atendimentos contam com a atuação de uma equipe multidisciplinar
composta por cirurgiões, anestesiologista, enfermeiros e técnicos.

“Em Roraima hoje temos um número exacerbado de pacientes que têm problemas com
hérnia e também na vesícula. A importância de fazer as cirurgias agora é porque esses
pacientes vivem sofrendo há bastante tempo com esses problemas e o Governo do Estado
tem se preocupado em trabalhar para melhorar a vida dessa população", afirmou o diretor.
O Hospital Regional de Rorainópolis é referência em saúde para todo o Sul do Estado,
atendendo também moradores de São Luiz do Anauá, São João da Baliza, Caroebe e até
Caracaraí. Com uma estrutura completa, a unidade conta com equipe médica formada por
cirurgiões gerais, ortopedistas, pediatras, endocrinologistas, oftalmologistas e clínicos
gerais, além de enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e
psicólogos.
“Ter essas cirurgias sendo realizadas aqui é um ganho enorme. Evitamos que o paciente
precise viajar até a Capital, o que gera custos e desconforto. O hospital tem estrutura e
equipe preparada para atender toda essa região e garantir o cuidado que a população
merece”, ressaltou.
Camila da Silva é parente de uma das primeiras pacientes do mutirão e acompanhou de
perto a situação da Ana Alice Peres, desde as consultas até a cirurgia.
"De manhã cedo vieram, pegaram ela, fizeram a cirurgia bem rápido e voltamos para sala.
Estou aqui só na expectativa de um resguardo ‘top’ e poder voltar a comer as coisinhas
que a gente gosta, porque é ruim não poder comer as coisas", disse.
Mín. 23° Máx. 30°


