23°C 30°C
Boa Vista, RR
Publicidade

ALERR realiza atividade de conscientização sobre a Síndrome de Burnout

Em alusão ao Dia de Combate à Síndrome de Burnout, servidores participaram de orientações sobre saúde mental, ginástica laboral e atividades de autocuidado

10/10/2025 às 15h22
Por: Aldênio Soares Fonte: Hora 1 Roraima
Compartilhe:
ALERR realiza atividade de conscientização sobre a Síndrome de Burnout

Em alusão ao Dia de Combate e Conscientização sobre a Síndrome de Burnout, celebrado em
10 de outubro, a Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia
Legislativa de Roraima (ALERR) promoveu uma ação voltada aos servidores da Casa. A
atividade incluiu orientações sobre saúde mental, aplicação de ginástica laboral, distribuição
de sachês de chá e bolinhas antiestresse, além de conversas sobre a importância do
autocuidado e do equilíbrio emocional.

A iniciativa integra as ações previstas na Lei nº 1969/2024, de autoria do deputado Dr.
Cláudio Cirurgião (União), que institui em Roraima a Campanha Permanente de Combate,
Conscientização e Prevenção à Síndrome de Esgotamento Profissional, a ser realizada
anualmente no dia 10 de outubro. O objetivo é promover o diagnóstico precoce, a prevenção e
a valorização da saúde do trabalhador, além de orientar sobre o acesso ao Sistema Único de
Saúde (SUS).

De acordo com a superintendente de Saúde e Medicina Ocupacional, Camila Costa, a ação
reforça o compromisso da ALERR com o bem-estar dos servidores. “Sabemos da correria do
dia a dia e da importância de cuidar da saúde mental. Trouxemos um momento de pausa,
relaxamento e respiração, com ginástica laboral e lembranças que simbolizam o autocuidado.
Todo servidor precisa desse tempo para cuidar de si”, afirmou.

O educador físico Hebert Lima, do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), destacou os
benefícios da prática. “A ginástica laboral é fundamental para o corpo e para a mente. Se feita
diariamente, mesmo por alguns minutos, melhora o humor, a autoestima e o desempenho no
trabalho”, explicou.

Para a servidora Maria Jaime, do setor de Cerimonial, a iniciativa incentiva hábitos mais
saudáveis. “Com 63 anos, pratico atividades físicas regularmente e sei o quanto o exercício
melhora nossa disposição. Essa ação vai contribuir para o desempenho de todos nós”, disse.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional
causado por estresse e esgotamento físico e mental decorrentes de uma rotina de trabalho
intensa. Os sintomas incluem dores de cabeça, insônia, irritabilidade e alterações de humor. O
MS alerta que o diagnóstico precoce é essencial e recomenda procurar ajuda médica ou
psicológica ao surgirem os primeiros sinais da doença.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Boa Vista, RR
23°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 30°

24° Sensação
1.66km/h Vento
92% Umidade
100% (5.1mm) Chance de chuva
06h56 Nascer do sol
07h13 Pôr do sol
Qui 31° 23°
Sex 29° 23°
Sáb 31° 22°
Dom 29° 23°
Seg 29° 23°
Atualizado às 06h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 344,825,92 +0,48%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio