23°C 30°C
Boa Vista, RR
Publicidade

Superintendência de Saúde da ALERR encerra ciclo de atividades motivacionais em escolas públicas no Setembro Amarelo

Durante todo o mês, equipe ministrou palestras de curta duração, rodas de conversa e dinâmicas interativas com estudantes do ensino médio

02/10/2025 às 10h11
Por: Aldênio Soares Fonte: Hora 1 Roraima
Compartilhe:
Superintendência de Saúde da ALERR encerra ciclo de atividades motivacionais em escolas públicas no Setembro Amarelo

A ação “Tamo Junto, o que você sente importa”, promovida pela Superintendência de Saúde e
Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), fechou a campanha
alusiva ao mês Setembro Amarelo nesta terça-feira (30), com atividades motivacionais para os
estudantes do ensino médio da Escola Estadual Major Alcides, no bairro Asa Branca, zona
Oeste de Boa Vista.

Durante todo o mês, a equipe percorreu Unidades de Ensino pelo Estado como forma de
acender o alerta para Saúde Mental, onde buscar ajuda e o que fazer diante dos sintomas de
depressão e ansiedade. E para atrair a atenção dos estudantes com idade entre 15 a 18 anos,
promoveu rodas de conversas em formato talk show e, ainda, dinâmicas interativas.

A superintendente de Saúde e Medicina Ocupacional da ALERR, Camila Costa, falou do
resultado positivo da ação, tendo em vista o formato inovador utilizado pela equipe para
abordar um tema delicado com a juventude.

“Algumas instituições, inclusive no interior do Estado, nos procuraram para receber o nosso
projeto, orientações e acolhimento, até porque nós temos uma dinâmica diferenciada. Então,
estamos organizando o nosso calendário para que a ação possa perdurar o resto do ano”, disse.

E para tratar de Saúde Mental, o “Tamo Junto” contou com a participação da psicóloga do
Núcleo de Saúde da ALERR, Kamila Trajano. Ela reforçou a prevenção como a melhor
alternativa, quando o assunto é saúde mental.

“Nosso foco é o bem-estar dos jovens, o aprimoramento do autoconhecimento, o manejo de
algumas técnicas especiais, de forma que eles aprendam e possam replicar no dia a dia. A
participação de todos os jovens foi excelente. Tivemos um retorno mais do que o esperado e
para nós, foi muito satisfatório ver esse engajamento deles”, destacou.

Formação positiva

A coordenadora pedagógica da Escola Major Alcides, Maria Orlene de Oliveira, declarou que
ações como essas são mais que bem-vindas, contribuindo de forma positiva para o bem-estar
mental dos alunos.

“Essas conversas fazem com que os alunos consigam adquirir mais confiança e a certeza de
que eles não estão sozinhos nessa luta. Eles precisam saber que podem encontrar caminhos
para superar a dor que sentem. Então, estamos à disposição para atender às necessidades
deles, levando em conta o grande índice de jovens que são diagnosticados com ansiedade,
depressão e outras situações agravantes”, ressaltou.

A aluna do 1° ano do ensino médio, Larisa Raquel Duarte, de 16 anos, revelou que já tentou
tirar a própria vida. Emocionada, a adolescente relatou a busca pela fé nesse episódio mais
difícil da vida, até então.

“Devemos compartilhar as coisas que aprendemos, pois ninguém sabe o suficiente sobre tudo.
Por isso, gosto de compartilhar as coisas pelas quais passei, porque já tentei tirar a minha vida
e sei o quanto isso é ruim e doloroso. É muito difícil passar por isso e não ter uma rede de
apoio. Acredito que compartilhar experiências salva vidas. Me sinto muito mal quando vejo
que pessoas perderam a vida por coisas mínimas, porque não receberam a atenção suficiente
ou não tiveram com quem desabafar. É muito triste. Hoje, me sinto liberta, pois busquei a
Deus e a ser uma pessoa melhor”, declarou a jovem.

A aluna Letícia Linhares, de 18 anos, contou que já conviveu com colegas que passaram por
situações complicadas e indicou a buscar por ajuda de profissionais.

“Já tentei ajudar de alguma forma, falando para a pessoa buscar a ajuda de um profissional,
mas, não há como intervir muito quando não se tem muita aproximação com a pessoa. Acho
que a família é uma das principais rede de apoio que pode auxiliar alguém nesse processo,
mesmo, às vezes, os jovens tendo vergonha de contar o que sentem”, pontuou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Boa Vista, RR
23°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 30°

24° Sensação
1.66km/h Vento
92% Umidade
100% (5.1mm) Chance de chuva
06h56 Nascer do sol
07h13 Pôr do sol
Qui 31° 23°
Sex 29° 23°
Sáb 31° 22°
Dom 29° 23°
Seg 29° 23°
Atualizado às 06h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,21 +0,65%
Euro
R$ 5,90 +0,10%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 344,449,01 -0,21%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio