
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) entregou, nesta segunda-feira (22), a
Comenda Orgulho de Roraima a 80 profissionais que trabalham na Abordagem Técnica de
Tentativas de Suicídio (ATTS). A homenagem, realizada no plenário Noêmia Bastos
Amazonas, durante sessão especial, contemplou representantes do Corpo de Bombeiros, Samu
(Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), polícias Civil e Militar, Exército Brasileiro,
Aeronáutica e Polícia Rodoviária Federal.
A iniciativa ocorreu em meio ao Setembro Amarelo, campanha nacional de valorização da
vida. A proposta da solenidade é da deputada Catarina Guerra (União), que destacou a
homenagem como um reconhecimento justo e necessário.

“Roraima já esteve entre os estados com maior índice de suicídios, e não queremos ocupar
esse triste ranking. Cada vida salva tem valor imensurável. Por isso, essa comenda reconhece
a coragem e a técnica dos profissionais que atuam na preservação da vida e incentiva outros a
seguirem o exemplo”, pontuou a parlamentar.
Entre os homenageados estava a major Sandra Menezes, primeira militar do estado a concluir
o curso ATTS. Hoje, ela repassa o conhecimento a outros agentes de segurança.
“Essa honraria é um reconhecimento ao trabalho diário de bombeiros e de todos os agentes da
segurança pública que atuam com amor e responsabilidade. Essa comenda reforça ainda mais
o nosso compromisso contínuo de salvar vidas com técnica e sensibilidade”, disse a major.
A sessão também contou com a participação virtual do coronel Diógenes Munhoz, do Corpo
de Bombeiros de São Paulo. Ele foi o idealizador do método ATTS, já implantado em 20
estados do país.
“Viver pelos outros é a única forma de vivermos plenamente. Cada abordagem é a chance de
colocar uma vírgula no lugar de um ponto final na vida de quem sofre. Desde 2005, esse
método já alcançou 20 estados e continua salvando vidas, com profissionais preparados e
comprometidos. Por isso, parabenizo a deputada Catarina Guerra por essa grande iniciativa
em homenagear os abordadores”, ressaltou.
Capacitação técnica
Antes da solenidade, a Assembleia recebeu a aula inaugural da quarta edição do curso de
abordagem técnica em tentativas de suicídio, promovido pelo Corpo de Bombeiros.
Participaram 26 profissionais de diferentes forças de segurança.
O instrutor do curso, capitão Emerson Lucena, destacou que Roraima vai ter mais de 100
agentes formados, o que vai contribuir para maior abrangência da técnica em todo o estado.
“Com esta turma, teremos mais 26 agentes capacitados, somando mais de 100 abordadores em
Roraima desde 2019. O curso garante preparo técnico e humanizado para que os profissionais
saibam como agir e o que dizer diante de situações tão delicadas, oferecendo esperança e
valorizando a vida”, informou Lucena.
Um dos novos alunos é o subtenente Ronaldo Souza, bombeiro no município de Caracaraí. O
militar reforçou a relevância da formação, sobretudo no interior do estado.
“Participar deste curso é uma oportunidade única, ainda mais para nós que atuamos no
interior. Muitas vezes somos o primeiro contato em situações críticas. Essa capacitação nos dá
mais segurança e preparo para acolher e salvar vidas, e oferece à população o atendimento
que ela merece”, frisou.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Anderson Matos, agradeceu a parceria
com a Casa Legislativa, principalmente no reconhecimento aos profissionais da ATTS.
“O curso de abordagem técnica prepara profissionais da segurança e da saúde para agir com
equilíbrio e humanidade em situações de crise. Hoje, além da aula inaugural, celebramos a
homenagem aos 80 abordadores, e reafirmamos o nosso compromisso com a valorização da
vida”, destacou o comandante.
Mín. 23° Máx. 30°


