
Com o compromisso de promover a informação, o acolhimento e a conscientização, a
Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), por meio da Superintendência de
Comunicação, tem intensificado seus conteúdos voltados à saúde mental ao longo de todo o
ano. A produção de programetes para as redes sociais, quadros especiais na Rádio
Assembleia, séries documentais e podcasts reafirmam o papel do Legislativo como um agente
ativo na promoção do bem-estar da população.
A superintendente de Comunicação da ALERR, Sonia Lúcia Nunes, destaca que o trabalho
vai além das campanhas sazonais, como o Setembro Amarelo. “Temos esse debate presente
em nossa programação. Com conteúdos na rádio, TV, redes sociais e podcasts, nosso objetivo
é estimular a reflexão, incentivar mudanças no estilo de vida e plantar sementes de cuidado,
empatia e valorização da vida”, explicou.

Desde 2021, o quadro “Saúde Mental” nas redes sociais da ALERR tem sido uma ferramenta
importante de psicoeducação. Criado pela equipe de comunicação da Casa, em parceria com a
Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional, o formato em vídeos curtos e objetivos
busca informar, conscientizar e aproximar o público dos cuidados com a saúde mental.
A psicóloga Camila Sales, uma das idealizadoras do quadro, acredita na força da informação
acessível. “O objetivo é aumentar a compreensão, reduzir o estigma, incentivar o autocuidado
e a prevenção. O legal de adaptar esses conteúdos para as redes sociais é o alcance e a
abertura para interação. Eu gosto quando as pessoas se identificam, comentam e
compartilham. É um convite para refletir, e essa reflexão gera uma melhora tanto individual
quanto social”, ressaltou.
Na Rádio Assembleia, o quadro “Sua Mente de Ponta a Ponta” é exibido toda segunda-feira
dentro da programação do Parlamento de Ponta a Ponta, conduzido pelo psicólogo Wagner
Costa, que há quatro anos compartilha orientações sobre temas como ansiedade, depressão,
autoconhecimento e, mais recentemente, a relação entre pais e filhos.
“O assunto da saúde mental é para todos os dias. A Superintendência de Comunicação
trabalha com a ideia de continuidade, porque sabemos que tudo que é repetido o cérebro vai
guardando. Além do quadro fixo, temos as vinhetas da série ‘Pense Nisso’, que trazem
mensagens curtas sobre temas relevantes como respiração, estresse e equilíbrio emocional”,
explicou Costa.
Segundo ele, cada inserção tem impacto direto na vida do ouvinte: “É extremamente
importante que as pessoas pensem na saúde mental. Esses conteúdos são como uma pausa
para respirar e refletir. Isso, comprovadamente, reduz o estresse e melhora a qualidade de
vida”, acrescentou.
A produção audiovisual também tem sido um instrumento valioso para aprofundar o debate.
A ALERR já lançou dois documentários com foco em saúde mental, disponíveis
gratuitamente no canal da TV Assembleia no YouTube.
Setembro Amarelo (2024) aborda temas delicados como suicídio, uso de álcool e drogas e
bullying, com depoimentos emocionantes de pessoas que superaram a depressão, e de
familiares que enfrentam o luto. O conteúdo integra a campanha de valorização da vida.
Com um olhar sensível, o documentário Depressão: Você Não Está Sozinho (2018)
compartilha histórias reais de superação, com o objetivo de desmistificar a depressão e
mostrar que há saída, apoio e possibilidade de recuperação.
PODCASTS - A ALERR também investe em podcasts como forma de dialogar com públicos
específicos e diversificados. Além do Plantão é focado na saúde mental dos profissionais da
segurança pública. O conteúdo discute os desafios emocionais enfrentados no dia a dia desses
servidores.
Já o Vai Ficar Tudo Bem aborda episódios voltados à ansiedade, autocuidado e bem-estar,
oferecendo informação de qualidade para quem busca equilíbrio.
Acompanhe os conteúdos da Assembleia Legislativa de Roraima nas redes sociais
@assembleiarr e no YouTube da TV Assembleia.
Mín. 23° Máx. 30°


