
A Secretaria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) promoveu
uma palestra com a neuropsicóloga Julia Arnaud, voltada às mulheres assistidas pelo Grupo
Terapêutico Flor de Lótus e aos servidores da instituição. A iniciativa integrou a programação
da campanha Setembro Amarelo, reforçando o compromisso da Casa com a promoção da
saúde mental e a prevenção ao suicídio.
De acordo com a diretora da Secretaria Especial da Mulher (SEM), Glauci Gembro, a ação
teve como foco principal cuidar da saúde mental de quem está na linha de frente do
acolhimento às mulheres em situação de vulnerabilidade. “Neste Setembro Amarelo,
trouxemos uma profissional que pudesse ajudar com informações valiosas sobre saúde mental
e qualidade de vida. É essencial que possamos cuidar de quem cuida, garantindo que as nossas
servidoras estejam emocionalmente fortalecidas para atender com sensibilidade e
acolhimento”, explicou.

Para a psicanalista e servidora Janaína Nunes, iniciativas como essa são fundamentais para
promover o bem-estar dos profissionais. “É importante receber informações que contribuam
para a nossa saúde emocional. Ao longo do tempo, temos enfrentado muitos desafios, como
casos de depressão, ansiedade e, infelizmente, até situações de suicídio entre servidores. Por isso, ações de cuidado e acolhimento são urgentes e necessárias”, afirmou.
Durante a palestra, a psicóloga Julia Arnaud destacou a importância de fortalecer a saúde
mental, especialmente entre profissionais que atuam com pessoas em situação de
vulnerabilidade. “Falar sobre hábitos saudáveis, resiliência e ressignificação da dor é
essencial. Todos temos problemas e enfrentamos dificuldades, mas precisamos aprender a
lidar com esses momentos com equilíbrio emocional, tanto na vida pessoal quanto no
ambiente de trabalho”, concluiu.
Mín. 23° Máx. 30°


