
A CGAB (Coordenadoria Geral de Atenção Básica), da Sesau (Secretaria de Saúde),
promoveu na terça-feira, 5, uma oficina voltada aos tutores da Estratégia Amamenta e
Alimenta Brasil. A iniciativa teve como foco a proteção e apoio ao aleitamento materno e à
alimentação complementar saudável, e faz parte do cronograma de ações de
fortalecimento da Sesau para aprimorar a assistência às crianças de 0 a 2 anos de idade.
“A correta prática da estratégia é trabalhar com os profissionais de saúde, e vamos estar
levando para os usuários informações sobre o aleitamento materno e alimentação
complementar”, explicou a gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Alimentação e
Nutrição, Maria do Livramento Costa.

A oficina abordou desde a prática do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de
vida, até a introdução adequada de alimentos complementares, reforçando a importância
de registros no sistema de informação e da atuação dos profissionais junto às famílias.
Entre os participantes, a avaliação foi positiva, principalmente pelo impacto direto na
rotina de atendimento e acompanhamento das famílias.
“Eu achei muito interessante a palestra porque pôde ajudar tanto nós profissionais a
cuidar da mãe que amamenta e também da saúde da criança, evitando que aquela
criança não tenha os seus direitos da amamentação evitados logo no início. E também
ajuda nós profissionais a como tratar melhor a população", ressaltou a nutricionista do
município de Alto Alegre, Renata Souza.
Outro ponto levantado foi a atualização de práticas e estratégias adaptadas à realidade
local das comunidades. “É uma forma deles fazerem uma estratégia para lidar com a
população de diferentes formas, conforme o poder aquisitivo de cada usuário", destacou a
técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista, Patrícia Costa.
Mín. 23° Máx. 30°


