
A Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa de Roraima
(ALERR) realizou, nesta terça-feira (5), uma ação em alusão ao Dia Nacional da Saúde.
A equipe promoveu panfletagem para divulgar os serviços gratuitos oferecidos pelo setor, como
atendimentos médicos, nutricionais e psicológicos, além de agendar consultas diretamente
com os servidores interessados.

A equipe percorreu os setores da sede do parlamento e visitou outros prédios vinculados à
Casa Legislativa, a exemplo da Secretaria Especial da Mulher e as superintendências Geral,
de Gestão de Pessoas e de Programas Especiais.
Nesta última, a ação alcançou os servidores
do Programa Bem-Estar Animal, Escola do Legislativo (Escolegis), Centro de Acolhimento
ao Autista (Teamarr), Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem), Centro de
Convivência da Juventude (CCJuv) e o Centro de Apoio aos Municípios (CAM).
A servidora Joselinda Lotas aprovou a iniciativa, ao ressaltar que o cuidado com a saúde
muitas vezes é deixado em segundo plano devido à rotina pessoal e profissional.
“Essa ação foi muito importante porque com a correria do dia a dia, com os filhos, muitas
vezes deixamos o check-up para depois.
Esse momento foi especial, pois conseguimos ver
como anda nossa saúde, especialmente nós, mulheres. Temos aqui o Núcleo de Saúde, com
atendimento psicológico, clínico geral e essa é uma oportunidade de parar e cuidar da gente”,
afirmou Joselinda.
Segundo a superintendente Camila Costa, o objetivo é incentivar os servidores a cuidarem da
saúde, especialmente após o recesso parlamentar.
“A Superintendência de Saúde oferece atendimento gratuito para todos os servidores, além
das campanhas que realizamos mensalmente. Temos acompanhamento nutricional, inclusive
com exame de bioimpedância, e acompanhamento médico e psicológico. Basta entrar em
contato pelo WhatsApp e agendar, com horários pela manhã e tarde”, explicou.
A médica da ALE-RR, Izabela Marques, também participou da ação e enfatizou a importância
de um olhar atento à saúde física e emocional.
“Sabemos que corpo e mente precisam estar em harmonia, pois um influencia diretamente o
outro. Estudos mostram que a prática de atividade física e uma alimentação equilibrada
estimulam a produção de endorfina, que promove o bem-estar. Por outro lado, o estresse, a
ansiedade e as preocupações podem provocar sintomas físicos como dores, distúrbios
gastrointestinais, insônia e taquicardia.
Muitas vezes, esses sinais são reflexo de um
desequilíbrio emocional que afeta o corpo”, informou a especialista. O Dia Nacional da Saúde é celebrado em 5 de agosto em homenagem ao nascimento de
Oswaldo Cruz, médico e sanitarista responsável por avanços no combate às epidemias no
Brasil. A data estimula ações de conscientização e promoção da saúde da população
brasileira.
Sobre a Superintendência de Saúde
A Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Casa Legislativa oferece serviços
gratuitos de atendimento médico, psicológico e nutricional aos servidores da Casa. Também
promove campanhas mensais de prevenção, acompanhamento e promoção da saúde, com foco
no bem-estar físico e mental dos colaboradores do Legislativo.
Mín. 23° Máx. 30°


