
A Sesau (Secretaria de Saúde) está participando da Semana de Acolhimento da AGSUS
(Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS), com o objetivo de apoiar a gestão e
aprimorar a qualidade dos serviços de saúde em Roraima.
O acolhimento é uma ação interinstitucional do Ministério da Saúde, com apoio do
Exército Brasileiro, do Governo de Roraima e dos municípios de Pacaraima e Boa Vista,
com foco na Atenção Primária à Saúde e na saúde indígena, garantindo atendimento
humanizado e intercultural para populações migrantes, refugiadas e apátridas.
O evento ocorre em Pacaraima e Boa Vista durante a semana, com atividades na UFRR
(Universidade Federal de Roraima) e nos abrigos que recebem migrantes e refugiados. A
ação encerra nesta sexta-feira, 1º de agosto.
“Nesse momento está sendo lançado esse projeto que é de inserção de equipe de saúde
na fronteira para atuar frente a população migrante. E nós enquanto Estado atuamos
apoiando os municípios também nessa implantação e no processo de formação”, explicou
a coordenadora da Coordenação de Gestão da Atenção Básica, da Sesau, Cinthia Brasil.
Durante a semana, as equipes multiprofissionais da AGSUS receberam orientações sobre
fluxos de atendimento, notificações de agravos e estrutura de serviços disponíveis. O
objetivo é fortalecer a integração e garantir a qualidade da assistência prestada nos
territórios.
“Apresentamos todos os fluxos referente às notificações, imunizações, entre outras ações
específicas da operação, como é que se dá parte de notificação dentro da vigilância. Essa ação vem justamente para fortalecer os atendimentos aos imigrantes dentro da operação
acolhida”, destacou o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, José Vieira.
Mín. 23° Máx. 30°


