23°C 30°C
Boa Vista, RR
Publicidade

Projeto leva conscientização sobre tráfico de pessoas a estudantes de Roraima

Roda de conversa na Escola Senador Hélio Campos integra campanha da ALE-RR e parceiros para prevenção e enfrentamento de crimes contra crianças e adolescentes

25/07/2025 às 16h08
Por: Aldênio Soares Fonte: Hora 1 Roraima
Compartilhe:
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

Dando continuidade à programação do Mês do Coração Azul, a Assembleia Legislativa de
Roraima (ALE-RR), por meio do Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania
(PDDHC), promoveu uma roda de conversa do projeto Educar é Prevenir na Escola Estadual
Senador Hélio Campos. A iniciativa leva às escolas públicas debates sobre o enfrentamento
ao tráfico de pessoas, com foco na conscientização de crianças e adolescentes.

A atividade contou com a participação de estudantes, professores, representantes do PDDHC
e de instituições parceiras. O objetivo foi compreender a percepção dos alunos sobre os temas
abordados, estimular reflexões e avaliar como a comunidade escolar enxerga a gravidade dos
crimes relacionados ao tráfico humano.

O major da Polícia Militar Bríglia, gestor da unidade escolar, avaliou a ação como
extremamente positiva, por oferecer informação e proteção aos estudantes. “Como policial
militar e gestor de uma escola militarizada, nosso objetivo é garantir segurança e
conhecimento. Temos conversado com os alunos sobre o tema, e a receptividade às palestras
tem sido excelente”, afirmou.

Entre os parceiros da ação está a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A policial Verônica Cisz
destacou o caráter preventivo da atuação da corporação. “O projeto Educar é Prevenir é um
importante aliado, já que o tráfico de pessoas muitas vezes envolve o uso das rodovias. Ao
orientar esses jovens, eles passam a saber a quem recorrer em situações de risco. Nossa
parceria com a Assembleia Legislativa é uma ação conjunta para salvar vidas.”

A diretora do PDDHC, Socorro Santos, enfatizou a relevância da iniciativa durante a Semana
Azul, período de maior mobilização da campanha. “Este é o quarto evento da nossa
programação. Os alunos se prepararam, fizeram perguntas e estamos esclarecendo dúvidas,
promovendo reflexões sobre temas como abuso sexual, exploração e tráfico de pessoas. É um
assunto que precisa ser abordado continuamente.” “Durante a semana, os professores nos alertaram sobre como identificar situações de risco,
como se prevenir e como ajudar quem estiver passando por isso.”

Lançado em 2022, o projeto Educar é Prevenir já percorreu mais de 25 escolas em todo o
estado, promovendo ações educativas com linguagem acessível e sensível às realidades locais.
A proposta é capacitar os jovens para reconhecer situações de risco e saber como agir ou onde
buscar ajuda. Nesta semana, as atividades integram o Mês Azul, reforçando o papel da
educação na prevenção ao tráfico humano.

Mês Azul

O Mês Azul de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas é uma mobilização nacional e
internacional realizada anualmente em julho. Em Roraima, a campanha aborda todas as
formas de tráfico: trabalho análogo à escravidão, adoção ilegal, remoção de órgãos, servidão e
exploração sexual. O objetivo é ampliar o acesso à informação e fortalecer a atuação conjunta
dos órgãos envolvidos.

Uma das ações mais recentes ocorreu em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, com
atividades educativas voltadas a brasileiros e estrangeiros. Com o tema “Tráfico de Pessoas na
Rodovia 174”, também foi realizada uma panfletagem na Rodoviária Internacional José
Amador de Oliveira, com o intuito de sensibilizar e informar a população sobre os riscos e
formas de enfrentamento desse crime.

Encerramento da campanha

Como parte do encerramento das atividades, o PDDHC realizará o III Seminário Estadual de
Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, nos dias 30 e 31 de julho, no plenário Valério Caldas de
Magalhães, sede da ALE-RR. O evento reunirá representantes de instituições públicas,
organizações da sociedade civil e acadêmicos para discutir medidas de prevenção, repressão e
assistência às vítimas. A programação está dividida em quatro mesas temáticas. No dia 30, às 8h30, a primeira mesa
abordará estratégias de prevenção, com participação da UFRR, Diocese de Roraima, Fórum
Estadual de Prevenção ao Trabalho Infantil e Superintendência de Programas Especiais da
ALE-RR. Das 10h às 12h, o tema será a assistência às vítimas, com representantes da OIM,
Cáritas, PDDHC e CREAS.

À tarde, das 14h30 às 17h, o foco será a repressão aos crimes, com especialistas da Polícia
Federal, PRF, Polícia Civil (Crimes Cibernéticos) e Conselho Tutelar. No dia 31, das 8h30 às
12h, a última mesa discutirá a resolutividade dos crimes, com a presença de representantes do
TJRR, MPF, MPT, DPU e Justiça Federal.

O seminário marca o Dia Mundial e Estadual de Combate ao Tráfico de Pessoas, celebrado
em 30 de julho, e reforça o compromisso interinstitucional no enfrentamento dessa grave
violação de direitos humanos — especialmente em regiões de fronteira, como Roraima.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Boa Vista, RR
31°
Chuvas esparsas

Mín. 23° Máx. 30°

35° Sensação
2.55km/h Vento
60% Umidade
100% (5.1mm) Chance de chuva
06h56 Nascer do sol
07h13 Pôr do sol
Qui 31° 23°
Sex 29° 23°
Sáb 31° 22°
Dom 29° 23°
Seg 29° 23°
Atualizado às 12h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,20 +0,44%
Euro
R$ 5,91 +0,20%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 328,749,85 -4,56%
Ibovespa
170,555,10 pts -0.41%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio