
Jaqueline Pontes
Para minimizar o impacto ambiental, a Prefeitura de Boa Vista tem investido
significativamente em políticas públicas voltadas à conservação do meio ambiente.
Dentre as iniciativas destacam-se, o incentivo a arborização urbana, implantação de
ecopontos, coleta seletiva em prédios públicos, além de parceira colaborativa no
Centro de Compostagem de Resíduos Orgânicos.
Com os investimentos da gestão municipal, nos últimos anos a população tem
demonstrado mais consciência ambiental, adotando hábitos sustentáveis como
entrega de materiais nos ecopontos, evitando o descarte irregular. De acordo com o
prefeito Arthur Henrique, a prefeitura tem trabalhado para que Boa Vista seja mais
verde e sustentável, além de sensibilizar os moradores.

“Implementamos políticas públicas que promovem a preservação do meio ambiente.
Temos iniciativas como educação ambiental, envolvendo nossas crianças da Rede de
Ensino. Incentivamos a arborização urbana com doação de mudas no horto, além da
gestão de resíduos. Recentemente implantamos dois ecopontos em Boa Vista e essas
medidas têm incentivado a mudança de comportamento da população”, disse.
Entrega de materiais
Desde a implantação dos ecopontos, localizados nos bairros Cidade Satélite e Nova
Cidade, os equipamentos públicos recebem entrega voluntária de materiais
recicláveis, como resíduos de construção civil, móveis inutilizados, resíduos de podas e jardinagem, papéis, papelões, plásticos, vidros e metais. O autônomo Fabian
Pereira fez descarte de plástico pela primeira vez na unidade Cidade Satélite.

“Trabalho com assistência técnica em refrigeração e sempre tem materiais que ficam
do meu trabalho e agora tenho um local para descartar de forma correta. Como eu já
sei onde fica o ecoponto, eu vou me programar para vir com frequência. Gosto dessa
iniciativa da prefeitura em manter um local como o esse. Dessa forma evita que
algumas pessoas joguem resíduo na rua e cause transtornos”, contou.
Ecoponto em números
De 2024 a 2025, o ecoponto do bairro Cidade Satélite recebeu 33.160 quilos de
materiais, sendo o resíduo de construção civil a maior entrega (12.690 kg), seguido
das galhadas (10.320 kg). Já o do Nova Cidade, a população tem entregado mais
podas de árvores, atingindo 10.320 quilos. A segunda posição é ocupada por resíduos
de obras, com 4.230 quilos.
Funcionando de terça-feira a sábado, das 8h às 18h, exceto feriados e pontos
facultativos, os ecopontos atendem moradores de todos os bairros da capital. Cada
pessoa pode fazer o cadastro e tem direito a descartar gratuitamente de até 1 m³
mensal. Vale ressaltar que esses locais não recebem pilhas, lâmpadas, pneus,
baterias, embalagens de óleo, lubrificantes, agrotóxicos, gesso, dentre outros.
Doação de mudas
Com o Horto Municipal, a prefeitura, ao longo dos anos, têm incentivado o plantio
adequado de árvores na capital, uma vez que a iniciativa assegura o equilíbrio
ambiental, além de evitar prejuízos aos moradores e equipamentos públicos, como
danos a calçadas, fiação elétrica, dentre outros. A aposentada Maria das Graças,
moradora do bairro Santa Luzia, garantiu novas mudas para o jardim de casa.
“Nossa cidade é muito quente e o que salva são as árvores. Estou aproveitando que o
inverno chegou e vou plantar mudas de abacaxi roxo, palmeira e ipê de jardim no quintal da minha casa. Acho essa iniciativa da prefeitura muito boa, pois todo mundo
pode contribuir para a cidade ficar mais bonita e arejada. Sem contar que os pássaros
vão onde tem planta e tudo fica mais alegre”, destacou.
Horto Municipal
Atualmente, o catálogo do Horto Municipal de Boa Vista possui cerca de 26 espécies
de árvores, classificadas entre frutíferas, ornamentais e nativas. As mudas variam
entre buriti, ipê, abacaxi de salão, lírio, moringa, romã, pau pretinho, dentre outros.
De janeiro a maio, o equipamento produziu 10.265 mil mudas de plantas, destinadas
para plantio em espaços públicos e doação aos moradores.
Coleta seletiva
Outra medida é a implantação da coleta seletiva em prédios públicos, escolas da
Prefeitura de Boa Vista e unidades básicas de saúde da cidade. Nos cinco primeiros
meses deste ano, as equipes coletaram 41.300 kg de materiais recicláveis. Servidores,
gestores, professores, alunos, cooperativas e associações foram capacitados para
separação adequada do resíduo reciclável gerado nas instituições da capital.
Centro de Compostagem de Resíduos Orgânicos
Transformando resíduos orgânicos, como restos de alimentos e podas de árvores em
composto orgânico, o centro trabalha no modelo de economia circular na
compostagem. Mensalmente, o local recebe 200 toneladas de resíduos orgânicos. De
dezembro de 2023 a abril de 2025, o equipamento recebeu 2.512 toneladas de
resíduos, reduzindo a emissão de 2.084,96 toneladas de gases do efeito estufa.
Mín. 23° Máx. 30°


