23°C 31°C
Boa Vista, RR
Publicidade

Cerimônia marca encerramento do 1º Curso de Motociclista e Batedor com demonstração operacional

A capacitação contou com a participação de 20 agentes de segurança pública em uma imersão técnica voltada à atuação sobre duas rodas

16/03/2026 às 11h38
Por: Aldênio Soares Fonte: Hora 1 Roraima
Compartilhe:
Cerimônia marca encerramento do 1º Curso de Motociclista e Batedor com demonstração operacional


Por Marcus Miranda
Após 25 dias de formação intensa, a Guarda Civil Municipal de Boa Vista encerrou
nesta semana o 1º Curso de Motociclista Policial e Batedor. A cerimônia marcou a
conclusão da capacitação com uma demonstração operacional dos formandos, que
apresentaram ao público as técnicas e habilidades adquiridas durante o treinamento.

Ao todo, 20 agentes da segurança pública participaram da formação, entre guardas
civis municipais, integrantes da Base Aérea de Boa Vista e da Polícia Penal. O curso,
promovido pela Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de
Segurança e Ordem Pública, teve como foco preparar os profissionais para atuação
em motopatrulhamento e escoltas, com técnica, disciplina e alto nível de controle
operacional.

Formação técnica e prática

Durante o período de treinamento, os participantes passaram por uma rotina intensa
de aulas teóricas e práticas. Entre os conteúdos abordados estavam doutrina de
motopatrulhamento, técnicas de abordagem, direção defensiva e evasiva, primeiros
socorros, armamento e tiro, além de exercícios voltados ao domínio da motocicleta
em diferentes situações.

Os treinamentos práticos incluíram atividades como controle em baixa velocidade,
frenagens de emergência, desvio de obstáculos e condução em cenários simulados
de risco, preparando os agentes para situações reais enfrentadas no dia a dia das
operações.

Momento simbólico de conclusão
Na cerimônia de encerramento, familiares e autoridades acompanharam a entrega
dos certificados e a tradicional brevetagem dos novos motociclistas policiais e batedores. Um momento simbólico que marca a conclusão da formação e o compromisso assumido pelos profissionais com a segurança pública.

Destaque do curso

Entre os formandos, o guarda civil municipal Alexsandro Silva se destacou ao
conquistar o primeiro lugar na formação. Para ele, o curso foi uma oportunidade de
aprimorar habilidades que fazem diferença na atuação diária.

“O curso trouxe muito conhecimento para a gente. Mesmo já atuando na área, esse
tipo de capacitação ajuda a aperfeiçoar técnicas e reforça a importância de
treinarmos com constância. Foram dias bem exaustivos, do início ao fim, mas muito
satisfatórios. Esse aprendizado reflete diretamente no nosso trabalho e na forma
como atendemos a população, que é o maior patrimônio do município”, destacou.

Há um ano e seis meses na Guarda Civil Municipal, Alexsandro também ressaltou a
satisfação de fazer parte da corporação. “Para mim é um sentimento de realização.

Desde a aprovação até cada etapa que a gente vence dentro da instituição, tudo traz
muita gratidão. Cada fase é desafiadora, mas é muito gratificante conseguir avançar e
alcançar esses resultados”, completou.

Integração entre forças de segurança

O policial penal Rafael Gomes, que conquistou o terceiro lugar no curso, também
destacou a importância da qualificação e da integração entre as instituições de
segurança pública.

“É um curso que exige muito da gente, tanto fisicamente quanto psicologicamente.
Foi uma experiência gratificante, principalmente porque na nossa instituição também
trabalhamos com motocicletas e escoltas. Esse tipo de formação agrega muito
conhecimento para a nossa atuação. Hoje a segurança pública precisa trabalhar de
forma conjunta, e cursos como esse, ajudam a fortalecer essa parceria”, afirmou.

Receber o reconhecimento como um dos destaques da turma também foi motivo de
orgulho para o policial penal. “Para mim foi uma grande vitória, porque sabemos que
é um curso difícil e bastante complexo. A gente sempre procura dar o melhor e elevar
o nível do nosso trabalho. Só tenho a agradecer à coordenação, aos instrutores e aos
colegas que estiveram juntos nessa caminhada”, concluiu.

Qualificação que fortalece a segurança

Para a comandante-geral da Guarda Civil Municipal, Cícera Mangabeira, o curso
representa um avanço significativo na qualificação dos agentes e no fortalecimento
das ações de segurança na capital.

“Encerramos esse primeiro curso com um resultado muito positivo. Foram dias de
muito aprendizado, disciplina e troca de experiências entre os participantes. Essa
capacitação fortalece a atuação dos nossos agentes, porque o trabalho com
motocicletas exige técnica, preparo físico e controle emocional. Com profissionais
mais qualificados, conseguimos ampliar nossa capacidade de resposta nas ruas e
oferecer um serviço ainda mais eficiente para a população”, destacou.

Com a formação concluída, os novos motociclistas policiais e batedores passam a
integrar as ações de motopatrulhamento, escoltas e operações estratégicas,
reforçando a presença da segurança pública em diferentes pontos da cidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Boa Vista, RR
24°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 31°

25° Sensação
2.25km/h Vento
90% Umidade
100% (4.61mm) Chance de chuva
06h56 Nascer do sol
07h13 Pôr do sol
Sex 30° 23°
Sáb 30° 23°
Dom 29° 23°
Seg 30° 23°
Ter 28° 22°
Atualizado às 07h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 336,862,94 +0,86%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio