
Por Ana Gabriela Gomes
A Prefeitura de Boa Vista registrou novos casos de furto de fios da rede de iluminação
pública na Avenida Brasil, trecho urbano da BR-174. A situação foi informada pelo
prefeito Arthur Henrique por meio das redes sociais, alertando a população sobre os
danos causados aos condutores e ao patrimônio público. Para evitar novas
ocorrências, a prefeitura substituiu a fiação subterrânea por rede de cabos suspensa.
Recentemente, a avenida recebeu obras de modernização da iluminação pública,
passando a ser 100% LED, garantindo segurança e visibilidade aos moradores e
motoristas que utilizam a via diariamente. Na inauguração, os cabos elétricos foram
instalados de forma subterrânea.

“Uma cena triste. A gente trabalha tanto, com tanto carinho para deixar a cidade
mais bonita e organizada, mas tem gente que trabalha para destruir o que a gente
constrói. Agora a instalação desses fios será aérea, como já é possível ver em alguns
postes, para evitar mais episódios como esse”, destacou.
Ainda na publicação, Arthur fez um alerta aos comerciantes que vendem fios de
cobre pela cidade. “Quem estiver comercializando material roubado, sem
confirmação de procedência, nós vamos chegar até você e a situação será respondida
legalmente”, disse.
Guarda Civil Municipal em ação
Devido ao aumento das ocorrências em Boa Vista, a Guarda Civil Municipal (GCM)
intensificou as ações de combate ao furto e à receptação de cabos elétricos, cobre e
alumínio. No período de um ano, de janeiro de 2025 a fevereiro de 2026, foram
promovidas 10 operações envolvendo diversas secretarias, além de ações contínuas e
estratégias em áreas críticas.
A maioria das operações são motivadas por denúncias da população, pelo
patrulhamento ostensivo da GCM e por registros realizados em espaços públicos
afetados, como escolas, praças, canteiros e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Toda atitude criminosa desta natureza deve ser denunciada por meio da Guarda
Municipal: 98414-4413 (Central de Comunicação e Monitoramento), pela Central de
Atendimento (156) ou para a própria Polícia Militar (190). Os atos são puníveis com pena de reclusão, que pode chegar de 2 a 8 anos, e multa, principalmente quando se
trata de equipamentos de energia ou telecomunicação.
Mín. 22° Máx. 30°


