Procon Assembleia alerta para transtornos causados por ligações indesejadas
Órgão orienta a população reforçando cuidados contra golpes e fraudes
As ligações indesejadas têm se tornado um problema diário para milhares de brasileiros. Os
transtornos vão desde a interrupção da rotina até o risco de exposição a golpes. Muitas dessas
chamadas oferecem planos de celular, empréstimos ou cobranças de dívidas inexistentes,
causando insegurança e desconforto entre os consumidores.
Segundo dados da Anatel, só em janeiro e fevereiro de 2025 foram registradas quase 24
bilhões de chamadas automáticas: um aumento de 12% em relação ao mesmo período de
2024. Isso representa mais de 23 mil ligações por segundo no país, sendo que cerca de metade
dessas chamadas são classificadas como spam, muitas delas com o objetivo de enganar ou
fraudar os consumidores.
De acordo com o assessor técnico do Procon da Assembleia Legislativa de Roraima, Ailton
Filho, “a tecnologia veio para facilitar, mas também tem sido usada de forma abusiva para
explorar a fragilidade do consumidor e aplicar golpes”. O Procon orienta que, sempre que for
solicitado qualquer dado pessoal por telefone, o consumidor deve redobrar a atenção e, se
possível, desligar e procurar atendimento oficial.
Essas ligações geralmente utilizam números com DDD semelhante ao da vítima e técnicas de
“spoofing”, que falsificam a origem da chamada. O objetivo, na maioria das vezes, é obter
dados bancários, senhas, documentos e outras informações sensíveis, colocando em risco a
segurança e a privacidade das pessoas.
A estudante Jhully Kayne Rocha da Silva é uma das vítimas desse problema. “Tem sido um
incômodo para mim e a gente não pode fazer nada. Antes as ligações eram apenas de São
Paulo, mas depois vieram de números locais e não tinha como deixar de atender”, conta. Ela
relata receber ofertas de planos, propostas de empréstimos e até ligações sobre dívidas
desconhecidas.
O Procon também recomenda o cadastro do número de telefone no serviço “Não me
Perturbe”, disponível online, que permite bloquear chamadas de telemarketing de operadoras
de telecomunicações e instituições financeiras. Manter aplicativos de bloqueio de chamadas
atualizados e evitar compartilhar dados pessoais por telefone são medidas essenciais para
evitar golpes.
Em caso de insistência, o consumidor pode formalizar uma reclamação junto ao Procon
Assembleia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Ataíde Teive, 3510,
bairro Buritis ou de forma remota pelo número (95) 98401-9465 ou site:
al.rr.leg.br/procon
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