
Durante um patrulhamento ostensivo no bairro Jardim Equatorial, a guarnição do Tático Setorial da Polícia Militar prendeu, na última quinta-feira, um homem de 25 anos, identificado pelas iniciais J.S.S., e apreendeu dois adolescentes: J.C.F.N., de 17 anos, e G.A.R., de apenas 14 anos. A ação foi desencadeada após um acionamento do CICC (Centro Integrado de Comando e Controle), onde uma mãe solicitava a presença da PM para entregar o próprio filho, que havia confessado participar do furto de uma motocicleta.
Ao chegarem ao local, os policiais encontraram dois dos jovens, Júlio e Gabriel, já detidos por populares. Com eles, foi apreendida uma mochila preta contendo um moletom, um short, um facão de aproximadamente 27cm e um celular. Os adolescentes confessaram o furto da motocicleta vermelha, placa NAO1274, ocorrido no dia 19 de janeiro. Imagens de circuitos de segurança que circularam nas redes sociais foram cruciais para a identificação. Gabriel, o adolescente de 14 anos, indicou um terreno baldio como possível local do veículo, mas a moto não foi encontrada.

As investigações conduziram os policiais até um terceiro suspeito, Josué. Ao avistar a viatura, Josué empreendeu fuga, pulando muros, mas foi alcançado na Rua Curitiba. Ele inicialmente tentou se passar por outra pessoa, alegando depois que fugiu por estar em regime de albergue domiciliar e temer a prisão. Os adolescentes, porém, o apontaram como responsável pela venda da motocicleta furtada.
O caso ganhou contornos mais graves com a revelação do histórico de um dos adolescentes. G.A.R., o jovem de 14 anos, havia sido detido há apenas 20 dias por desacato e ameaça contra policiais militares. Na ocasião, ele afirmou que iria "tocar o terror" dentro do CSE (Centro Socioeducativo) e, ao sair, iria "arrumar uma macaquinha" (gíria para metralhadora) para matar policiais. Durante a prisão atual, Júlio admitiu que, se não tivessem sido detidos, estavam a caminho de praticar assaltos, expressando a intenção de "fazer fitas".
Diante das confissões e das evidências coletadas, os três conduzidos – Júlio, Gabriel e Josué – foram apresentados à autoridade competente para as devidas providências e continuidade das investigações. A motocicleta furtada, no entanto, continua desaparecida. Todos foram algemados durante a condução, com base na Súmula Vinculante nº 11 do STF, devido ao risco de fuga e perigo à integridade física.
Mín. 23° Máx. 31°


