22°C 30°C
Boa Vista, RR
Publicidade

Governo de Roraima alinha ações com Exército Brasileiro diante do cenário na Venezuela

O governador de Roraima, Antonio Denarium, reuniu-se nesta segunda-feira, 5, com o comandante do CMA (Comando Militar da Amazônia)

06/01/2026 às 13h12
Por: Aldênio Soares Fonte: Hora 1 Roraima
Compartilhe:
Governo de Roraima alinha ações com Exército Brasileiro diante do cenário na Venezuela

O governador de Roraima, Antonio Denarium, reuniu-se nesta segunda-feira, 5, com o

comandante do CMA (Comando Militar da Amazônia), general de Exército Viana Filho,

para alinhar medidas estratégicas de segurança diante do cenário de instabilidade na

Venezuela, país que faz fronteira com o Estado.

 

O encontro ocorreu no PSHC (Palácio Senador Hélio Campos) e teve como foco o

fortalecimento da integração entre as forças estaduais de segurança e o Exército

Brasileiro, especialmente no acompanhamento e monitoramento da faixa de fronteira.

“É muito importante o relacionamento do Governo do Estado com o Exército,

especialmente no trabalho de acompanhar e monitorar a fronteira. As forças de segurança

estaduais atuam em harmonia com o Exército, acompanhando toda a movimentação na

região. Torcemos para que esse impasse se resolva o mais rápido possível e seguimos

trabalhando pelo bem da nossa população e de todos aqueles que procuram Roraima para

viver”, destacou o governador Antonio Denarium.

 

O general Viana Filho ressaltou que a visita faz parte de uma agenda institucional de rotina

e avaliou positivamente o cenário observado na fronteira.

 

“Quero agradecer ao governador e à equipe pela recepção. Estamos visitando a 1ª Brigada

e aproveitamos para conhecer o pelotão de fronteira em Pacaraima, onde constatamos situação de normalidade. A integração entre as forças de segurança e o Exército gera

tranquilidade, com fluxo migratório dentro da normalidade”, afirmou.

 

A reunião marcou ainda a primeira visita institucional de 2026 do comandante do CMA ao

Governo de Roraima. Participaram do encontro o vice-governador Edilson Damião, o

comandante do Exército em Roraima, general de brigada Roberto Pereira Angrizani e o

chefe da Operação Acolhida, general Santos, além de representantes da cúpula da

segurança pública estadual.

 

Estiveram presentes gestores da Sesp (Secretaria de Segurança Pública), Sejuc

(Secretaria de Justiça e Cidadania), PCRR (Polícia Civil de Roraima), PMRR (Polícia

Militar de Roraima), CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) e Detran-RR

(Departamento Estadual de Trânsito). Durante o encontro, as autoridades reafirmaram o

compromisso de ampliar ações de inteligência e monitoramento preventivo.

 

O subcomandante-geral da PMRR, coronel Izael Salazar, destacou o reforço do

policiamento ostensivo na região de fronteira.

 

“A atuação da Polícia Militar é complementar à do Exército Brasileiro. Nossa atribuição é

garantir a manutenção da ordem pública. O policiamento segue reforçado, especialmente

em Pacaraima, para assegurar segurança e tranquilidade à população”, afirmou.

 

O Corpo de Bombeiros Militar também intensificou a presença na região. A 3ª Companhia

de Combate a Incêndio foi designada para reforçar as ações em Pacaraima.

 

“Estamos preparados para atuar de forma integrada, seja em combate a incêndios,

atendimento pré-hospitalar ou busca e salvamento. O Corpo de Bombeiros está pronto

para responder a qualquer necessidade”, destacou o subcomandante do CBMRR, coronel

Gewrly Batista Melo.

 

Governo apresenta dados sobre avanços na segurança em Roraima

 

Durante a reunião, o Governo do Estado apresentou dados que apontam avanços

econômicos e sociais em Roraima, como o aumento do número de empregos com carteira

assinada, o fortalecimento da agricultura familiar e indígena e o controle do sistema

prisional.

 

O secretário da Sejuc, Hércules Pereira, ressaltou o trabalho preventivo realizado nas

unidades prisionais.

 

“Cerca de 10% da população prisional do Estado é composta por reeducandos de

nacionalidade venezuelana. Diante do cenário externo, mantemos contato permanente

com os órgãos de inteligência para garantir a paz dentro das unidades e evitar qualquer

influência externa que possa gerar riscos à sociedade”, explicou.

 

A delegada-geral da PCRR, Darlinda de Moura Viana, reforçou que o monitoramento é

contínuo.

 

“Acompanhamos toda a movimentação por meio das equipes de inteligência, com foco na

repressão a crimes. As equipes estão orientadas a agir diante de qualquer alteração de

comportamento, mas o cenário segue dentro da normalidade”, afirmou.

 

Já o secretário adjunto da Segurança Pública, Ellan Wagner Oliveira de Souza, destacou a

atuação integrada.

 

“Cada instituição possui seu núcleo de inteligência, e a Sesp acompanha as informações

de forma permanente. O objetivo é antecipar cenários e adotar as melhores decisões para

garantir a segurança do Estado”, concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Boa Vista, RR
25°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 30°

26° Sensação
1.99km/h Vento
84% Umidade
100% (5.87mm) Chance de chuva
06h55 Nascer do sol
07h12 Pôr do sol
Seg 30° 22°
Ter 30° 22°
Qua 31° 23°
Qui 30° 23°
Sex 32° 23°
Atualizado às 21h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,15 +0,00%
Euro
R$ 5,91 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 352,047,52 +2,14%
Ibovespa
168,333,61 pts 0.03%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio