
O governador de Roraima, Antonio Denarium, reuniu-se nesta segunda-feira, 5, com o
comandante do CMA (Comando Militar da Amazônia), general de Exército Viana Filho,
para alinhar medidas estratégicas de segurança diante do cenário de instabilidade na
Venezuela, país que faz fronteira com o Estado.
O encontro ocorreu no PSHC (Palácio Senador Hélio Campos) e teve como foco o
fortalecimento da integração entre as forças estaduais de segurança e o Exército
Brasileiro, especialmente no acompanhamento e monitoramento da faixa de fronteira.

“É muito importante o relacionamento do Governo do Estado com o Exército,
especialmente no trabalho de acompanhar e monitorar a fronteira. As forças de segurança
estaduais atuam em harmonia com o Exército, acompanhando toda a movimentação na
região. Torcemos para que esse impasse se resolva o mais rápido possível e seguimos
trabalhando pelo bem da nossa população e de todos aqueles que procuram Roraima para
viver”, destacou o governador Antonio Denarium.
O general Viana Filho ressaltou que a visita faz parte de uma agenda institucional de rotina
e avaliou positivamente o cenário observado na fronteira.
“Quero agradecer ao governador e à equipe pela recepção. Estamos visitando a 1ª Brigada
e aproveitamos para conhecer o pelotão de fronteira em Pacaraima, onde constatamos situação de normalidade. A integração entre as forças de segurança e o Exército gera
tranquilidade, com fluxo migratório dentro da normalidade”, afirmou.
A reunião marcou ainda a primeira visita institucional de 2026 do comandante do CMA ao
Governo de Roraima. Participaram do encontro o vice-governador Edilson Damião, o
comandante do Exército em Roraima, general de brigada Roberto Pereira Angrizani e o
chefe da Operação Acolhida, general Santos, além de representantes da cúpula da
segurança pública estadual.
Estiveram presentes gestores da Sesp (Secretaria de Segurança Pública), Sejuc
(Secretaria de Justiça e Cidadania), PCRR (Polícia Civil de Roraima), PMRR (Polícia
Militar de Roraima), CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) e Detran-RR
(Departamento Estadual de Trânsito). Durante o encontro, as autoridades reafirmaram o
compromisso de ampliar ações de inteligência e monitoramento preventivo.
O subcomandante-geral da PMRR, coronel Izael Salazar, destacou o reforço do
policiamento ostensivo na região de fronteira.
“A atuação da Polícia Militar é complementar à do Exército Brasileiro. Nossa atribuição é
garantir a manutenção da ordem pública. O policiamento segue reforçado, especialmente
em Pacaraima, para assegurar segurança e tranquilidade à população”, afirmou.
O Corpo de Bombeiros Militar também intensificou a presença na região. A 3ª Companhia
de Combate a Incêndio foi designada para reforçar as ações em Pacaraima.
“Estamos preparados para atuar de forma integrada, seja em combate a incêndios,
atendimento pré-hospitalar ou busca e salvamento. O Corpo de Bombeiros está pronto
para responder a qualquer necessidade”, destacou o subcomandante do CBMRR, coronel
Gewrly Batista Melo.
Governo apresenta dados sobre avanços na segurança em Roraima
Durante a reunião, o Governo do Estado apresentou dados que apontam avanços
econômicos e sociais em Roraima, como o aumento do número de empregos com carteira
assinada, o fortalecimento da agricultura familiar e indígena e o controle do sistema
prisional.
O secretário da Sejuc, Hércules Pereira, ressaltou o trabalho preventivo realizado nas
unidades prisionais.
“Cerca de 10% da população prisional do Estado é composta por reeducandos de
nacionalidade venezuelana. Diante do cenário externo, mantemos contato permanente
com os órgãos de inteligência para garantir a paz dentro das unidades e evitar qualquer
influência externa que possa gerar riscos à sociedade”, explicou.
A delegada-geral da PCRR, Darlinda de Moura Viana, reforçou que o monitoramento é
contínuo.
“Acompanhamos toda a movimentação por meio das equipes de inteligência, com foco na
repressão a crimes. As equipes estão orientadas a agir diante de qualquer alteração de
comportamento, mas o cenário segue dentro da normalidade”, afirmou.
Já o secretário adjunto da Segurança Pública, Ellan Wagner Oliveira de Souza, destacou a
atuação integrada.
“Cada instituição possui seu núcleo de inteligência, e a Sesp acompanha as informações
de forma permanente. O objetivo é antecipar cenários e adotar as melhores decisões para
garantir a segurança do Estado”, concluiu.
Mín. 22° Máx. 30°


