23°C 31°C
Boa Vista, RR
Publicidade

SMTRAN integra operação nacional de fiscalização e segurança no trânsito

Ação segue até o carnaval de 2026, abrangendo as festas de fim e início de ano

18/12/2025 às 13h56
Por: Aldênio Soares Fonte: Hora 1 Roraima
Compartilhe:
SMTRAN integra operação nacional de fiscalização e segurança no trânsito

Por Ágata Macedo
Para reduzir os índices de acidente no trânsito e preservar vidas, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN) integra a Operação Rodovida, iniciativa do Ministério da Justiça em parceria com outros órgãos de segurança pública. A abertura ocorreu nesta quinta-feira, 18, na Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-174.

A operação seguirá até o mês de fevereiro, abrangendo as festas de fim e início de ano. Na ocasião, os agentes atuarão com fiscalização de excesso de velocidade, uso do celular ao volante e desrespeito às normas de trânsito, além de outras ações que visam garantir um trânsito mais seguro. Pela 4ª vez a prefeitura integra a iniciativa, que neste ano terá uma atenção maior aos motociclistas.

“Cada órgão irá trabalhar dentro da sua área de atuação, alcançando mais pessoas e buscando garantir mais segurança viária. A SMTRAN intensificará as atividades que já desenvolve durante todo o ano, atuando de forma educativa e repressiva”, explicou a secretaria adjunta de Mobilidade Urbana, Neurimar Macedo.

O policial rodoviário federal Isaías Magalhães explicou que a operação antes era uma iniciativa da PRF e agora é uma ação nacional integrada com diversas instituições envolvidas. “Ao longo desses dois meses, teremos fiscalizações e ações educativas de forma conjunta. Hoje, ocorreu a primeira ação, que alia fiscalização e orientação aos condutores. Outras atividades já estão programadas para os próximos dias, reforçando o compromisso com a preservação de vidas” disse.

A superintendente municipal de trânsito, Ednalva Freitas, explicou que a operação ocorrerá de forma simultânea. “O Ministério da Justiça define um calendário para que todos os órgãos façam suas ações no mesmo dia e horário. Assim, consolidamos uma atuação conjunta com todas as instituições. Nosso objetivo é levar conscientização sobre a responsabilidade de cada um”, destacou.

Cinema rodoviário e educação para o trânsito

Durante o evento de abertura da operação, os agentes de trânsito fiscalizaram os veículos, entregaram informativos sobre o trânsito e convidaram diversos condutores a participarem do “Cinema rodoviário”.  O motorista Aldo Rodrigues aprovou a iniciativa.

“Foi uma surpresa, mas achei muito importante, principalmente neste período de fim de ano. A gente já sabe os cuidados que devemos ter, mas aqui complementei meu conhecimento”, disse.

Francisco Uchôa é motorista há mais de 15 anos e ainda não tinha participado de uma ação dessa modalidade. “Achei muito interessante, porque precisamos refletir sobre as nossas ações no trânsito. Às vezes, nos descuidamos e precisamos ter atenção, pois é a nossa vida e a vida do outro que está em jogo”, enfatizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Boa Vista, RR
29°
Chuvas esparsas

Mín. 23° Máx. 31°

32° Sensação
4.7km/h Vento
68% Umidade
100% (4.61mm) Chance de chuva
06h56 Nascer do sol
07h13 Pôr do sol
Sex 30° 23°
Sáb 30° 23°
Dom 29° 23°
Seg 30° 23°
Ter 28° 22°
Atualizado às 10h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,06%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 326,379,23 -2,32%
Ibovespa
172,254,66 pts 1.03%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio