
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovou, durante a sessão ordinária desta
terça-feira (25), o Projeto de Lei nº 14/2025, de autoria do deputado Marcos Jorge
(Republicanos), que institui a Política Estadual de Conscientização e Atenção Integral à Saúde
das Mulheres no Climatério e na Menopausa.
A política prevê campanhas educativas, capacitação de profissionais de saúde e acesso
gratuito a medicamentos e exames pelo SUS, além da criação da Semana Estadual de
Conscientização para Mulheres no Climatério e na Menopausa, que será realizada anualmente
na primeira quinzena de março e incorporada ao Calendário Oficial do Estado de Roraima.

A legislação define ainda os conceitos de climatério (fase de transição entre o período
reprodutivo e o não reprodutivo), e menopausa (último ciclo menstrual, reconhecido após 12
meses de sua ocorrência). Estabelece ainda diretrizes como a promoção de campanhas,
seminários e palestras sobre o tema, bem como o estímulo à participação da comunidade na
formulação de políticas públicas voltadas às mulheres.
A atenção integral à saúde feminina nesse período é essencial para garantir qualidade de vida,
já que o climatério pode trazer mudanças físicas e emocionais que demandam
acompanhamento médico adequado, orientações sobre alimentação, atividade física, saúde
mental e suporte psicológico e social. Com a aprovação do projeto, o Estado de Roraima
passa a contar com uma política pública específica para fortalecer o cuidado e orientar as
mulheres durante essa fase da vida.
Mín. 22° Máx. 30°


