23°C 31°C
Boa Vista, RR
Publicidade

Prefeitura intensifica fiscalização de terrenos baldios em Boa Vista

Ação reforça orientações aos proprietários, combate focos de incêndio e reduz riscos à saúde durante o verão amazônico

24/11/2025 às 14h47
Por: Aldênio Soares Fonte: Hora 1 Roraima
Compartilhe:
Prefeitura intensifica fiscalização de terrenos baldios em Boa Vista

Por Marcus Miranda

Com a chegada do verão amazônico e o aumento dos riscos de queimadas, a

Prefeitura de Boa Vista intensificou a fiscalização de terrenos baldios na capital. A

iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento,

Finanças e Tecnologia da Informação (SMPOFTI), visa orientar proprietários, prevenir

problemas ambientais e preservar a saúde da população, especialmente diante do

aumento de casos de doenças respiratórias neste período.

 

A vegetação acumulada em áreas sem manutenção funciona como combustível para

incêndios que comprometem a qualidade do ar e podem causar sérios danos à saúde,

principalmente em crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios. Além

disso, terrenos abandonados favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti

transmissor da dengue, zika e chikungunya — e de animais peçonhentos.

Investimento em conscientização

O secretário adjunto de Planejamento, Orçamento, Finanças e Tecnologia da

Informação, Vivaldo Araújo, reforça que a fiscalização tem caráter educativo. Os

proprietários são, primeiramente, notificados sobre a necessidade de limpeza

terreno. Caso não cumpram a medida, recebem multa.

 

“A intenção é orientar. Queremos que os proprietários entendam a responsabilidade

que têm com seus terrenos e como a limpeza regular faz diferença para toda a

população”, disse.

 

Ele destacou ainda que a manutenção dos lotes deve ser contínua. “A limpeza não

deve depender de notificação. O ideal é que seja feita com frequência, evitando o

acúmulo de mato e lixo. Quando cada proprietário faz sua parte, toda a cidade ganha

em qualidade de vida e segurança”, reforçou.

 

População pode denunciar

As equipes da SMPOFTI seguem percorrendo bairros de Boa Vista para identificar

terrenos em situação irregular. A prefeitura também orienta a população a contribuir

com o monitoramento das áreas abandonadas, denunciando situações de acúmulo

de lixo ou mato alto pelo número 156, canal oficial de atendimento. Todo este

trabalho é feito em parceria com a Defesa Civil, por meio do Comitê Municipal de

Prevenção e Combate às Queimadas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Boa Vista, RR
29°
Chuvas esparsas

Mín. 23° Máx. 31°

32° Sensação
4.7km/h Vento
68% Umidade
100% (4.61mm) Chance de chuva
06h56 Nascer do sol
07h13 Pôr do sol
Sex 30° 23°
Sáb 30° 23°
Dom 29° 23°
Seg 30° 23°
Ter 28° 22°
Atualizado às 10h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,06%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 326,379,23 -2,32%
Ibovespa
172,254,66 pts 1.03%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio