
Por Marcus Miranda
Com a chegada do verão amazônico e o aumento dos riscos de queimadas, a
Prefeitura de Boa Vista intensificou a fiscalização de terrenos baldios na capital. A
iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento,
Finanças e Tecnologia da Informação (SMPOFTI), visa orientar proprietários, prevenir
problemas ambientais e preservar a saúde da população, especialmente diante do
aumento de casos de doenças respiratórias neste período.
A vegetação acumulada em áreas sem manutenção funciona como combustível para
incêndios que comprometem a qualidade do ar e podem causar sérios danos à saúde,
principalmente em crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios. Além
disso, terrenos abandonados favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti —
transmissor da dengue, zika e chikungunya — e de animais peçonhentos.

Investimento em conscientização
O secretário adjunto de Planejamento, Orçamento, Finanças e Tecnologia da
Informação, Vivaldo Araújo, reforça que a fiscalização tem caráter educativo. Os
proprietários são, primeiramente, notificados sobre a necessidade de limpeza
terreno. Caso não cumpram a medida, recebem multa.
“A intenção é orientar. Queremos que os proprietários entendam a responsabilidade
que têm com seus terrenos e como a limpeza regular faz diferença para toda a
população”, disse.
Ele destacou ainda que a manutenção dos lotes deve ser contínua. “A limpeza não
deve depender de notificação. O ideal é que seja feita com frequência, evitando o
acúmulo de mato e lixo. Quando cada proprietário faz sua parte, toda a cidade ganha
em qualidade de vida e segurança”, reforçou.
População pode denunciar
As equipes da SMPOFTI seguem percorrendo bairros de Boa Vista para identificar
terrenos em situação irregular. A prefeitura também orienta a população a contribuir
com o monitoramento das áreas abandonadas, denunciando situações de acúmulo
de lixo ou mato alto pelo número 156, canal oficial de atendimento. Todo este
trabalho é feito em parceria com a Defesa Civil, por meio do Comitê Municipal de
Prevenção e Combate às Queimadas.
Mín. 23° Máx. 31°


