
Uma ação integrada entre agentes do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA),
Defesa Civil Municipal e fiscais ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente
(SEMMA), intitulada Operação Silêncio Urbano, resultou na fiscalização de
estabelecimentos comerciais, residências, vias públicas e balneários do município de
Boa Vista no final de semana.
Com o objetivo de intensificar a prevenção e repressão às infrações relacionadas à
poluição sonora em Boa Vista, a operação visitou 13 locais na noite de sábado, 15.
Destes, sete foram atendidos a partir das ocorrências da Central 156, de forma
imediata, conforme explicou o secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública,
Antonio Carvalho Filho.
“As equipes da Central 156 nos passavam as informações em tempo real, assim que
recebiam as ligações da população. Dessa forma conseguimos visitar diversos locais
da cidade para fazermos orientações. Chegamos a emitir um Auto de Constatação no
bairro Jardim Primavera. O balanço é positivo. É mais um passo para coibir a poluição
sonora na cidade”, disse.
BALNEÁRIOS – No domingo, 16, a operação chegou aos balneários da cidade. As
equipes percorreram as praias do Caçari, Polar, Cauamé e Lagoa Azul, conversando
com banhistas e frequentadores sobre o uso indevido de som na região, o
estacionamento irregular na beira do rio e, ainda, sobre a presença de animais
domésticos, que é proibida nas áreas de banho por questões de saúde pública e
segurança.
PÓS TREINAMENTO – A Operação Silêncio Urbano envolveu os 28 Guardas Civis
Municipais que integram o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) e a Defesa Civil
Municipal. Eles, que passaram por uma capacitação com a Secretaria Municipal de
Meio Ambiente (SEMMA) na última semana, receberam instruções sobre
monitoramento de áreas de preservação permanente, combate à poluição sonora,
controle de resíduos urbanos e proteção da fauna local.
Mín. 23° Máx. 31°


