
Em alusão ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, o Governo de
Roraima celebra o compromisso com a valorização dos servidores estaduais e o
fortalecimento da carreira pública em todas as áreas do Estado.
Atualmente, o Governo de Roraima conta com 27.332 servidores ativos, que atuam
diretamente na execução de políticas públicas e no funcionamento dos serviços essenciais
à população.

O governador Antonio Denarium ressaltou que a data é uma oportunidade para reconhecer
o esforço coletivo dos servidores e reafirmar o compromisso do governo com uma gestão
moderna, transparente e voltada e com foco no bem-estar das pessoas.
“O servidor público é quem faz o Estado acontecer. Por isso minha homenagem e
agradecimento a cada um de vocês pelo apoio e confiança. Desde 2019, reforçamos o
quadro funcional com novos concursos, ampliamos direitos e fortalecemos a previdência,
garantindo segurança financeira de aposentados e pensionistas até o ano de 2050”,
destacou o governador.
Concursos públicos fortalecem serviço estadual
Desde 2019, o Governo de Roraima realizou um dos maiores ciclos de concursos da
história do Estado, ampliando significativamente o número de servidores efetivos em áreas
estratégicas. Concursos públicos e processos seletivos realizados durante a gestão
Denarium resultaram em mais de 2.700 novos servidores efetivos em diferentes áreas,sem contar contratações temporárias, garantindo a continuidade dos serviços e a eficiência
administrativa.
Somente em 2025, foram realizadas nomeações e posses que reforçaram o quadro
funcional. Em agosto, 95 professores da Educação Básica e da Educação Escolar
Indígena tomaram posse, totalizando 1.729 docentes efetivos na atual gestão. Na
Segurança Pública, o Estado deu posse a 26 novos policiais civis em julho e a 95 policiais
penais em outubro, elevando o efetivo da categoria para 800 servidores.
Em 2023, 35 analistas da Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento) foram
empossados, reforçando o planejamento orçamentário e o controle da execução de
políticas públicas.
O secretário de Gestão Estratégica e Administração, Anselmo Gonçalves, destacou que a
realização de concursos é parte essencial da política de valorização. “Investir no servidor é
garantir o futuro da gestão pública. Por isso temos servidores qualificados, novos quadros
efetivos e políticas que promovem o crescimento profissional e, na ponta, o bem-estar de
quem serve à população”, ressaltou.
Previdência fortalecida e garantida até 2050
Outro marco da valorização do servidor é o fortalecimento do Iper (Instituto de Previdência
do Estado de Roraima). Desde 2018, o patrimônio do Instituto mais do que triplicou,
passando de R$ 2 bilhões para R$ 7,47 bilhões, assegurando a sustentabilidade da
previdência estadual até o ano de 2050.
Durante a atual gestão, o Governo também regulamentou a aposentadoria especial para
servidores com deficiência, uma conquista histórica que garante mais dignidade e
equidade dentro do serviço público.
Cuidar de quem cuida: servidor como prioridade
Com foco no bem-estar e na qualidade de vida, o Governo mantém o Programa Cuidando
do Servidor, desenvolvido pela Escola de Governo, que percorre secretarias e órgãos
levando atendimento de saúde, cidadania, orientação jurídica e ações educativas.
“Esse programa é uma demonstração concreta de valorização. A gente se sente visto,
cuidado e reconhecido”, afirmou a servidora da Educação, Aldecy Borges.
Gestão moderna e humanizada
A Segad também avança na modernização administrativa com a implantação do novo
SIGRH (Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos), que vai unificar informações
funcionais de todos os servidores, garantindo mais agilidade, segurança e transparência.
“Modernizar a gestão é essencial, mas o mais importante é lembrar que por trás de cada
sistema há pessoas comprometidas em servir. É por elas que trabalhamos todos os dias”,
completou o secretário Anselmo Gonçalves.
Servidores que inspiram o futuro
O Governo de Roraima reconhece o papel de cada servidor público na construção de um
Estado mais justo, eficiente e humano. “Sou servidor efetivo há nove anos e tenho orgulho
de fazer parte dessa trajetória. Ver o reconhecimento e as ações voltadas ao nosso bem-
estar motiva ainda mais a continuar dando o melhor pelo Estado”, afirmou o assistente
administrativo Juniarlis Brito.
Mín. 22° Máx. 30°


