
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) realizou, nesta segunda-feira (20), no
plenário Noêmia Bastos Amazonas, uma Sessão Especial para entrega da Comenda Orgulho
de Roraima a profissionais da Odontologia. A homenagem reconheceu 29 cirurgiões-dentistas
que se destacam no estado pelas contribuições à saúde pública, ao ensino, à pesquisa, ao
voluntariado e ao fortalecimento da odontologia roraimense.
A solenidade é alusiva ao Dia do Dentista, comemorado em 25 de outubro. A idealizadora do
evento é a deputada Catarina Guerra (União), que frisou a necessidade de valorizar os
profissionais que atuam diretamente na prevenção e no cuidado com a saúde bucal.

“Essa homenagem é um reconhecimento a quem está na linha de frente, na atenção básica,
promovendo prevenção e cuidado. Cada um desses profissionais desempenha um papel
essencial não apenas na saúde bucal, mas também no bem-estar emocional e na autoestima
das pessoas. É uma forma de agradecer por tanta dedicação e carinho com a população
roraimense”, destacou a parlamentar.
Entre as homenageadas estava Waldecy Joe Silva, primeira dentista inscrita no Conselho
Regional de Odontologia de Roraima (CRO-RR), com mais de 40 anos de exercício da
profissão.
“Minha maior alegria sempre foi atender crianças, vê-las sorrir e saber que meu trabalho
ajudava a formar hábitos de saúde desde cedo. Encontro muitos ex-pacientes que ainda me
chamam de ‘tia’ e isso não tem preço. Aos colegas, deixo o conselho de trabalhar com amor e
paciência, porque essa é uma profissão que exige dedicação diária e paixão pelo que se faz”,
pontuou Waldecy.
De acordo com o CRO-RR, cerca de 1.200 profissionais estão registrados no conselho. Para a
presidente da instituição, Daniela Favalli, o reconhecimento da Assembleia Legislativa
representa uma etapa relevante para todos os profissionais ligados à odontologia.
“A odontologia é parte fundamental da saúde geral do indivíduo, e esse reconhecimento
fortalece nossa categoria. É a primeira vez que recebemos uma homenagem dessa magnitude
aqui na Assembleia. Trabalhamos com empatia e amor, cuidando da autoestima e da saúde de
cada paciente, e isso precisa ser valorizado”, ressaltou.
A emoção também marcou o discurso da cirurgiã-dentista Kerolaynne Paz, gerente de Saúde
Bucal do Estado de Roraima, que celebrou o reconhecimento.
“Foi uma surpresa e uma honra receber essa comenda. Tenho oito anos de atuação e carrego
muito amor pela profissão e acredito que esse gesto mostra que nosso trabalho tem impacto
real na vida das pessoas. Dedico essa homenagem a todos os colegas que fazem da
odontologia uma ferramenta de transformação e cuidado”, declarou.
Comenda Orgulho de Roraima
Criada pela ALERR, a Comenda Orgulho de Roraima é uma das mais altas honrarias
concedidas pelo Parlamento Estadual. O reconhecimento é destinado a pessoas e instituições
que se destacam por ações relevantes em favor do desenvolvimento humano, social, cultural e
econômico do estado. Cada sessão especial é voltada a um segmento específico da sociedade,
o que fortalece o vínculo da Casa Legislativa com a sociedade roraimense.
Mín. 22° Máx. 30°


