22°C 30°C
Boa Vista, RR
Publicidade

Femarh apresenta metas do Progestão a parlamentares da ALERR

Reunião discutiu avanços na gestão dos recursos hídricos em Roraima e fortalecimento da parceria institucional para 2025

20/10/2025 às 16h08
Por: Aldênio Soares Fonte: Hora 1 Roraima
Compartilhe:
Os três reeducando usufruíram o benefício da saidinha do Dia das Crianças - Foto: Aldenio Soares
Os três reeducando usufruíram o benefício da saidinha do Dia das Crianças - Foto: Aldenio Soares

Representantes da Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) se
reuniram com parlamentares da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), na manhã desta segunda-feira (20), na sala
de reuniões da Casa Legislativa para apresentação do Programa de Consolidação do Pacto
Nacional pela Gestão das Águas (Progestão II).

Estiveram presentes à reunião o presidente da comissão, deputado Éder Lourinho (PSD), a
deputada Aurelina Medeiros (Progressistas) e o deputado Rárison Barbosa (PMB), que
participou de forma remota.

Durante o encontro, foi feita a apresentação do Programa de Consolidação do Pacto Nacional
pela Gestão das Águas (Progestão II), iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA), que
tem como objetivo fortalecer a gestão dos recursos hídricos por meio do cumprimento de
metas estabelecidas para os órgãos estaduais. A Femarh demonstrou o desempenho alcançado
nos ciclos de 2023, 2024 e metas projetadas para 2025.

A diretora de Recursos Hídricos da Femarh, Marta Mota Henchen, destacou a importância do
programa para o avanço técnico e institucional do estado. “Esse é um programa que existe
desde 2016. Cumprimos metas de monitoramento, outorga e cadastramento, que garantem
recursos para Roraima. Isso nos permite melhorar a qualidade das outorgas, ampliar o
monitoramento e atualizar o cadastro dos poços, o que só fortalece a gestão ambiental no
estado”, explicou.

O Progestão é um programa de incentivo financeiro que visa apoiar os sistemas estaduais de
recursos hídricos com base em metas adaptadas à complexidade de gestão de cada unidade da
federação. Os resultados alcançados são avaliados pela ANA e pelo Conselho Estadual dos
Recursos Hídricos (CERH), antes da liberação dos recursos financeiros aos estados
participantes.

De acordo com o deputado Éder Lourinho, a parceria entre o Legislativo e a Femarh tem se
intensificado e contribui para a consolidação de políticas públicas sustentáveis. “A Femarh
enviou ofício solicitando a reunião para apresentar os avanços da sua gestão em recursos
hídricos. Discutimos temas relevantes, como concurso público para fortalecer o quadro
técnico da fundação. Como parlamentares, vamos trabalhar para incluir essas demandas no
orçamento, especialmente para apoiar os pequenos produtores da agricultura familiar”,
afirmou.

A Femarh é a responsável por promover, coordenar e executar as políticas ambientais e de
recursos hídricos em Roraima. Seu objetivo é assegurar a conservação, preservação e
recuperação dos recursos naturais, com foco no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida da população. A parceria com o Parlamento Estadual é mais um passo na
construção de políticas ambientais integradas e eficientes para o estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Boa Vista, RR
23°
Chuvas esparsas

Mín. 22° Máx. 30°

24° Sensação
2.13km/h Vento
91% Umidade
100% (3.79mm) Chance de chuva
06h56 Nascer do sol
07h13 Pôr do sol
Qui 30° 23°
Sex 31° 23°
Sáb 29° 23°
Dom 31° 22°
Seg 29° 23°
Atualizado às 00h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 344,636,27 +0,43%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio