
“Não Foi Acidente – parte 2”, o mais novo documentário da TV Assembleia (canal
57.3), estreia nesta sexta-feira (26), a partir das 13h30, com reprises às 17h30,
19h30 e 22h. O curta tem como objetivo apresentar as principais causas dos
acidentes de trânsito, bem como as sequelas físicas e emocionais ocasionadas pela
imprudência, além do trauma gerado pela morte de um ente querido.
A produção audiovisual levou cerca de uma semana para ficar pronta. A jornalista
Bruna Gomes, responsável pelo documentário, conversou com familiares e amigos
de vítimas de acidentes de trânsito, mostrou o trabalho dos profissionais do serviço
público no atendimento de urgência e emergência, bem como o tratamento de
recuperação das pessoas que sobreviveram e carregam traumas.

“Todo o processo de produção foi interessante de se fazer e, ao mesmo tempo,
delicado, pois a gente trata de um assunto bastante sensível, principalmente para
quem perdeu alguém de forma repentina e ainda busca por justiça, que deseja que
os responsáveis sejam penalizados”, contou.
Entre as histórias contadas, os espectadores poderão conferir o caso do empresário
e corredor José Francisco Gomes, o Ferrinho, que morreu em abril deste ano após
ele e mais três pessoas serem atropelados por uma motorista embriagada, enquanto
treinavam na estrada do Bom Intento (RR-321), zona rural de Boa Vista.
“Entrevistei a esposa dele e ela me contou que os dois estavam na melhor fase de
suas vidas, se cuidando mais, os negócios estavam indo muito bem e, infelizmente,
aconteceu essa tragédia. Também teve o acidente do David [Nascimento], que
deixou a mulher grávida. Enfim, são histórias que marcam. Não há como não se
compadecer e compartilhar do sentimento de revolta dos familiares”, declarou a
jornalista.
O editor-chefe da TV Assembleia, Johann Barbosa, relatou que houve diversos
acidentes fatais no estado nos últimos anos e que a intenção do documentário é
alertar e conscientizar a população sobre o número de casos de acidentes ligados à
imprudência.
“A maioria, quando você vai ver a causa, foi devido à imprudência, como embriaguez
ao volante, negligência e falta de perícia no trânsito. Então, são fatores que
poderiam ter sido evitados. A forma de chamar a atenção da sociedade é mostrando
as consequências desses atos. Alguns deixam sequelas para a vida inteira, tanto
físicas quanto emocionais”, frisou.
Ficha técnica - ‘Não Foi Acidente – parte 2’
Reportagem: Bruna Gomes
Produção: Marilena Freitas e Tamara Araújo
Imagens: Claudinei Sampaio
Apoio técnico: Raimundo Nonato
Edição de imagens: Marcelo Fernandes
Collor Grading: Alex Barroso
Edição de texto: Johann Barbosa
Diretor de programação: Bruno Almeida
Diretora de TV e Rádio Assembleia: Camila Dall’Agnol
Superintendente de Comunicação: Sonia Lucia Nunes
“Não Foi Acidente”
A primeira parte do documentário, intitulado “Não Foi Acidente”, foi realizada em
2019. O material detalha a mudança significativa na vida de quem é vítima desse
tipo de imprudência. A íntegra está disponível no canal do YouTube do Poder
Legislativo (@assembleiarr).
Mín. 23° Máx. 31°


