
O Governo de Roraima oficializou, nesta sexta-feira, 26, a nomeação de 95 novos policiais
penais para compor o quadro da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania). Com isso, o
sistema prisional do Estado passa a contar com 800 servidores ativos, consolidando o
maior efetivo da história da pasta.
A posse dos novos policiais penais está marcada para o dia 24 de outubro, quando os
nomeados iniciarão oficialmente suas funções no sistema.

Durante a coletiva de imprensa, o governador Antonio Denarium destacou que o resultado
é fruto de uma reestruturação iniciada em 2019 e que hoje coloca Roraima em posição de
destaque no cenário nacional.
“A segurança pública do Estado é conduzida com responsabilidade, refletida nos
excelentes indicadores, especialmente no sistema prisional. Esse avanço é resultado de
um trabalho integrado entre Governo, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal, com
apoio da bancada estadual e de outras instituições. Hoje celebramos a nomeação de 95
policiais penais, completando um efetivo de 800 profissionais”, afirmou.
Denarium relembrou o cenário encontrado em 2018, quando atuou como interventor
federal. “Naquele período, registramos mais de 600 fugas e 65 assassinatos nas unidades
prisionais. Sete anos depois, o cenário é outro: não tivemos chacinas, assassinatos ou rebeliões, apenas um caso de fuga. Hoje, nossos indicadores superam até mesmo
presídios federais de segurança máxima”, completou.
Estrutura fortalecida
O secretário da Sejuc, Hércules Pereira, explicou que a nomeação encerra o
preenchimento das vagas abertas nesta etapa.
“Com essa nomeação, alcançamos 800 policiais penais em atividade. Esse reforço é
resultado de investimentos contínuos que vão desde a construção e ampliação de
unidades até o fortalecimento do controle interno, reduzindo fugas, mortes violentas e a
entrada de ilícitos”, destacou.
Entre 2019 e 2025, mais de R$ 67 milhões foram aplicados no sistema prisional,
contemplando obras, reformas, aquisição de viaturas, armamentos, coletes balísticos e
serviços médicos e psicológicos. Foram entregues 82 viaturas e oito motocicletas para a
Polícia Penal, além da criação de espaços de assistência espiritual e do programa
Renascer, voltado à ressocialização de internos.
Conquista histórica
O deputado estadual e policial penal Rárison Barbosa, presidente da Comissão Especial
da Assembleia Legislativa, que acompanhou o processo, destacou o esforço do Governo
do Estado.
“Essa vitória é fruto de muito trabalho, diálogo e persistência. Garantimos a nomeação
dentro do prazo legal e hoje celebramos um resultado histórico para a segurança pública
de Roraima”, afirmou.
A emoção também marcou os novos servidores. A policial penal Rogelma Barbosa
lembrou das dificuldades que enfrentou para chegar até esse momento.
“Deixei meu filho com apenas 18 dias de vida para cumprir o curso de formação. Hoje ele
tem três anos e estou vivendo a realização de um sonho. Estamos aqui para somar forças
e devolver à sociedade o investimento feito em nós”, disse.
O novo policial penal Ney Oliveira, líder da comissão dos convocados, também
comemorou. “É o início de um novo ciclo. Superamos entraves jurídicos e agora
consolidamos essa vitória. O sentimento é de gratidão e de compromisso em contribuir
para um sistema mais seguro e eficiente”, ressaltou.
O secretário de Gestão Estratégica e Administração, Anselmo Gonçalves, frisou que a
posse simboliza a valorização do esforço individual e coletivo. “Esse é um reconhecimento
ao mérito de cada servidor. Desejo que trilhem suas carreiras com responsabilidade e
orgulho, contribuindo para o fortalecimento da segurança pública em nosso Estado”,
afirmou.
Mín. 23° Máx. 31°


