23°C 30°C
Boa Vista, RR
Publicidade

Dia “S” do SAEB mobiliza comunidade escolar e fortalece a aprendizagem na Rede Municipal de Ensino

A ideia é preparar os alunos para a avaliação nacional, permitindo identificar pontos fortes e fragilidades nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática

12/09/2025 às 16h04
Por: Aldênio Soares Fonte: Hora 1 Roraima
Compartilhe:
Dia “S” do SAEB mobiliza comunidade escolar e fortalece a aprendizagem na Rede Municipal de Ensino

Por Ráyra Fernandes
Nesta sexta-feira, 12, a Rede Municipal de Ensino promoveu o “Dia S do SAEB e da
Recomposição das Aprendizagens”, em 58 escolas. Uma iniciativa estratégica para
engajar toda a comunidade escolar na análise dos resultados do primeiro semestre e
no planejamento de ações para fortalecer a alfabetização e recompor aprendizagens
essenciais dos estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Ao todo, mais de 13 mil alunos da rede participam da atividade que prepara os
estudantes para a avaliação que acontece entre os dias 20 e 31 de outubro. “O SAEB
mede o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em todo o país. A ideia
é manter o padrão e a qualidade de ensino do município”, explicou a gerente de
Ensino Fundamental da SMEC, Angelita Schimidt.

Estratégias de fortalecimento
Na Escola Municipal Maria Teresa Maciel, no bairro Jardim Floresta, por exemplo, a
análise dos resultados permite identificar pontos fortes e fragilidades nas
aprendizagens de Língua Portuguesa e Matemática. O aluno Reinaldo Davi Carvalho
Figueira, de 10 anos, aproveitou o momento.

“A nossa professora está ajudando a gente a entender melhor as matérias. Isso nos
motiva a estudar mais e a ficar mais inteligente. Eu acredito que vamos conseguir
alcançar a nossa meta, que é 7.2. Estamos focados em aprender cada vez mais para
ter um bom desempenho na avaliação” disse.

Além disso, as turmas do 5º ano, saíram às ruas do entorno da escola para uma
panfletagem, convidando a comunidade a apoiar a educação local. Isso mostra que
todos têm um papel importante na melhoria da aprendizagem e nos bons resultados
da escola na avaliação.

“A nossa programação envolveu alunos, professores, funcionários e a comunidade.
Desde cedo, estamos distribuindo panfletos e QR Codes com informações sobre as
atividades da escola, nosso desempenho no IDEB e a meta projetada. Nosso IDEB já é
considerado bom, mas queremos mais. E isso só será possível com o trabalho que
vem sendo desenvolvido diariamente”, contou a gestora Maria do Carmo Salvador.

Visita especial: o mascote “Tata”
Um dos momentos marcantes do dia foi a chegada surpresa do “Tata”, mascote
oficial do SAEB, um simpático tamanduá criado a partir do desenho de um aluno da
própria rede municipal. A presença dele trouxe ainda mais entusiasmo aos
estudantes, que aproveitaram para tirar fotos, fazer perguntas e interagir com o
personagem.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Boa Vista, RR
31°
Chuvas esparsas

Mín. 23° Máx. 30°

35° Sensação
2.55km/h Vento
60% Umidade
100% (5.1mm) Chance de chuva
06h56 Nascer do sol
07h13 Pôr do sol
Qui 31° 23°
Sex 29° 23°
Sáb 31° 22°
Dom 29° 23°
Seg 29° 23°
Atualizado às 12h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,20 +0,46%
Euro
R$ 5,91 +0,18%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 327,151,54 -5,04%
Ibovespa
169,800,73 pts -0.85%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio