
Por Ráyra Fernandes
Nesta sexta-feira, 12, a Rede Municipal de Ensino promoveu o “Dia S do SAEB e da
Recomposição das Aprendizagens”, em 58 escolas. Uma iniciativa estratégica para
engajar toda a comunidade escolar na análise dos resultados do primeiro semestre e
no planejamento de ações para fortalecer a alfabetização e recompor aprendizagens
essenciais dos estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Ao todo, mais de 13 mil alunos da rede participam da atividade que prepara os
estudantes para a avaliação que acontece entre os dias 20 e 31 de outubro. “O SAEB
mede o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em todo o país. A ideia
é manter o padrão e a qualidade de ensino do município”, explicou a gerente de
Ensino Fundamental da SMEC, Angelita Schimidt.

Estratégias de fortalecimento
Na Escola Municipal Maria Teresa Maciel, no bairro Jardim Floresta, por exemplo, a
análise dos resultados permite identificar pontos fortes e fragilidades nas
aprendizagens de Língua Portuguesa e Matemática. O aluno Reinaldo Davi Carvalho
Figueira, de 10 anos, aproveitou o momento.
“A nossa professora está ajudando a gente a entender melhor as matérias. Isso nos
motiva a estudar mais e a ficar mais inteligente. Eu acredito que vamos conseguir
alcançar a nossa meta, que é 7.2. Estamos focados em aprender cada vez mais para
ter um bom desempenho na avaliação” disse.
Além disso, as turmas do 5º ano, saíram às ruas do entorno da escola para uma
panfletagem, convidando a comunidade a apoiar a educação local. Isso mostra que
todos têm um papel importante na melhoria da aprendizagem e nos bons resultados
da escola na avaliação.
“A nossa programação envolveu alunos, professores, funcionários e a comunidade.
Desde cedo, estamos distribuindo panfletos e QR Codes com informações sobre as
atividades da escola, nosso desempenho no IDEB e a meta projetada. Nosso IDEB já é
considerado bom, mas queremos mais. E isso só será possível com o trabalho que
vem sendo desenvolvido diariamente”, contou a gestora Maria do Carmo Salvador.
Visita especial: o mascote “Tata”
Um dos momentos marcantes do dia foi a chegada surpresa do “Tata”, mascote
oficial do SAEB, um simpático tamanduá criado a partir do desenho de um aluno da
própria rede municipal. A presença dele trouxe ainda mais entusiasmo aos
estudantes, que aproveitaram para tirar fotos, fazer perguntas e interagir com o
personagem.
Mín. 23° Máx. 30°


