
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) promoveu na tarde desse sábado (6), uma
Sessão Especial Itinerante para entregar, a nove moradores pioneiros de Rorainópolis, a
comenda Orgulho de Roraima pelo relevantes serviços e ações em prol do desenvolvimento
rural, político e social do município localizado na região Sul do estado.
A solenidade, proposta pelo deputado Jorge Everton (União) em requerimento aprovado em
sessão ordinária na ALERR, ocorreu na vicinal 11, km 4. A comenda, conforme o Decreto
Legislativo nº 068/2025, foi entregue aos moradores: Iraíde Pereira dos Reis; Maria Clélia
Pereira da Costa; Francisco Ferreira de Sousa; Lucas Vieira da Silva; Felipe de Oliveira;
Francisco Monteiro Cunha; Joarismar Fernandes Pessoa; Gilberto Almeida Antiago e José
Fernandes de Sousa.

O presidente da ALERR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), participou da
solenidade integrando a 5ª edição da Copa Jorge Everton de Futebol das Vicinais do
município. Ele parabenizou Jorge Everton pela iniciativa, tanto em relação ao esporte quanto
no reconhecimento aos pioneiros da região.
"Quero parabenizá-lo por realizar esse evento. Na oportunidade, concedemos a comenda a
várias lideranças comunitárias que contribuíram e ainda contribuem em diversas vertentes do
município, seja no esporte, na educação ou na agricultura. São pessoas que merecem as nossas
homenagens e reconhecimento", ressaltou Sampaio.
A intenção, destacou o deputado Jorge Everton, uniu o esporte e cidadania no mesmo
ambiente, com pessoas da região que fazem de Rorainópolis um município cada vez mais
forte.
“Geralmente, fazemos essa sessão lá no plenário da Assembleia Legislativa. No entanto, junto
ao presidente Soldado Sampaio, resolvemos vir até aqui para mostrar nosso respeito, nossa
gratidão e, acima de tudo, nosso reconhecimento por eles que ajudam essa localidade a
crescer”, ressaltou Everton.
O sentimento de gratidão tomava conta do local, principalmente entre os agraciados e as
famílias. A professora aposentada Maria Clélia Pereira da Costa aproveitou a oportunidade
para entregar aos parlamentares exemplares da sua dissertação de mestrado que se
transformou em livro, o qual conta, justamente, a trajetória dos primeiros residentes de
Rorainópolis.
"É uma forma de reconhecimento da nossa atuação e respeito pelos pioneiros, pois é uma
honraria muito relevante. Para mim, recebê-la foi muito importante para nós, como professores, seres humanos que viemos de baixo. Chegar a ser reconhecido é um presente",
afirmou.
Esta é a segunda vez que o agricultor Joarismar Fernandes Pessoa é contemplado com a
comenda. "É um sentimento de muita alegria. Cheguei aqui em 1981, com meus pais, tive
uma boa participação na vida pública, e hoje me dedico à agricultura. É muito bom esse
reconhecimento dos parlamentares. Para mim foi uma satisfação", concluiu.
Conheça os homenageados
- Lucas Vieira da Silva nasceu em Riachão, Maranhão. Casado há 52 anos com Maria do
Carmo, tem quatro filhos biológicos e dois adotivos. Chegou a Roraima em 1983 em busca de
melhores oportunidades e se estabeleceu em Rorainópolis, onde vive até hoje onde se dedica à
agricultura familiar. Além do trabalho no campo, destacou-se na vida comunitária através do
futebol, jogando pela equipe da Vicinal 12 de 1985 a 2019.
- Felipe de Oliveira nasceu em Manaus-AM e é casado há 43 anos com Francisca das Chagas
Moraes de Oliveira, com quem teve quatro filhos. Trabalhou por 33 anos no Ministério das
Forças Armadas, sendo transferido para Boa Vista em 1970. Em 1981, começou a trabalhar na
abertura de vicinais em Rorainópolis, onde decidiu morar, atraído pela beleza da região e
pelas amizades que fez, especialmente no futebol. Assumiu a presidência do Grêmio,
participando de mais de 80 campeonatos e conquistando diversos troféus.
- Francisco Monteiro da Cunha nasceu em Pio XII, Maranhão, e é casado há 38 anos com
Maria Luísa da Silva Cunha, com quem teve 14 filhos. Chegou a Roraima em 1978 e fixou
residência em Rorainópolis cinco anos depois, dedicando-se à agricultura desde então. Além
da agricultura, participou ativamente do esporte, jogando futebol pelo time Progresso, onde
era conhecido como “Zico”.
- Joarismar Fernandes Pessoa, chegou a Rorainópolis em 1982. Divorciado e pai de três
filhos, é conhecido como “Pinto Louco” e foi presidente da Associação Rural da região de
Nova Colina, vereador por dois mandatos e vice-prefeito de Rorainópolis. Destaca-se por sua
atuação em prol da agricultura familiar, participando de movimentos sociais como
Comunidade Ativa e Programa Territórios da Cidadania.
- Gilberto Almeida Antiago, conhecido como “Gilbertinho da 36”, é casado com Maria
Eleonira e chegou a Rorainópolis em 2002. Agricultor familiar e pai de três filhos, destaca-se
pelo seu empreendedorismo rural e boas práticas agrícolas e ambientais, cultivando laranja,
limão, açaí e realizando reflorestamentos. Ele investiu na aquisição de um polidor de citros e
transporte próprio para comercializar sua produção em Manaus e Boa Vista, contribuindo para
o desenvolvimento rural e a economia de Rorainópolis.
- Iraide Pereira dos Reis, conhecida como “Dona Pequena”, é casada com Manoel Sobrinho e
chegou a São João da Baliza em 1981. Agricultora familiar e mãe de oito filhos, mudou-se
para a Vicinal 14A em Rorainópolis em 2016. Em 2012, fundou e presidiu a Associação de
Mulheres Estrelas do Sul, com 70 mulheres, promovendo atividades socioeconômicas como artesanato e culinária até 2015. Após se mudar, assumiu a presidência da Associação Bom
Jesus da Vicinal 14A por mais de um ano. Em 2019, reativou a Associação Estrelas do Sul,
focando na inclusão das mulheres rurais nas políticas públicas e conquistou apoio técnico e
político, resultando na construção de uma sede, aquisição de um trator e expansão das
atividades. A associação participa de conselhos municipais e projetos de captação de recursos,
como o PAA da Conab e o Projeto da Terra à Mesa.
- José Fernandes de Sousa, conhecido como “Zé Bastião”, é casado com Maria de Jesus e
chegou à Vila Martins Pereira em 1981. Agricultor familiar e pai de uma filha, morou na
Vicinal 08 por muitos anos e destacou-se como presidente da Associação dos Produtores
Rurais da Vicinal 08, defendendo ativamente os interesses dos agricultores da região.
Participou do Programa Comunidade Ativa de 2000 a 2004, onde abordou questões essenciais
para o desenvolvimento da agricultura familiar, como acesso ao crédito rural, assistência
técnica, regularização de assentamentos no INCRA, e melhorias em infraestrutura, como
estradas e energia rural.
-Maria Clelia Pereira da Costa é natural de Cruzeiro do Sul, Acre. É mãe de dois filhos e avó
de seis netos. Em 1993, ingressou na Universidade Federal de Roraima, aprovada para
primeira turma de Pedagogia do interior do estado, possui várias especializações, incluindo
gestão escolar e educação infantil, e um doutorado em Educação pela Universidade São
Francisco, concluído em 2020. Maria Clelia é professora concursada e atua como
coordenadora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Rorainópolis. É autora de
projetos inovadores, como o "Portas Abertas: escrevendo minha história", que visa a inclusão
de diversos grupos sociais. Entre suas publicações, destaca-se o livro de contos "Literarte" e
projetos culturais que valorizam a cultura local.
Mín. 23° Máx. 30°


