
Roraima recebe, a partir desta segunda-feira, 8, a segunda edição da
Caravana Técnico-Pedagógica Pé-de-Meia, iniciativa do Governo Federal, por
meio do MEC (Ministério da Educação), que percorre o Brasil para orientar
estudantes, gestores e comunidades escolares sobre o programa Pé-de-Meia,
política de incentivo financeiro à permanência de jovens no ensino médio.
A agenda segue até quinta-feira, 11, com programação tanto em Boa Vista
quanto no interior. A abertura oficial será no Parque Anauá, na quarta-feira, 10,
que contará com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana. O
evento terá aulão preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino
Médio), ministrado pela professora de Língua Portuguesa Lorena Dourado,
além de palestra sobre educação financeira com a influenciadora Lai Santiago

A diretora de Incentivo aos Estudantes da Educação Básica do MEC, Marisa
Costa, destacou o caráter formativo da ação e se aproximada da realidade
local roraimense. “A Caravana tem como objetivo nos aproximar das redes de
educação para entender os principais desafios e oferecer formações técnico-
pedagógicas que contribuam para a implementação eficaz do programa. O Pé-
de-Meia é um programa de incentivo financeiro que visa, acima de tudo,
promover objetivos educacionais específicos: incentivar o acesso, a
permanência e a conclusão do Ensino Médio”, explicou.
A programação inclui formações, encontros com gestores, reuniões
estratégicas e itinerâncias em municípios do interior, como na Escola Estadual
Indígena Riachuelo, comunidade Sucuba, em Alto Alegre, e na Escola Estadual
Indígena Raimundo Tenente, na comunidade Araçá, em Amajari.
A agenda começou com encontro de lideranças estudantis no auditório da
Seed (Secretaria de Educação e Desporto), seguido de capacitação com a
equipe da Renapem (Rede Nacional de Implementação do Programa Pé-de-
Meia) e coordenadores do Ensino Médio.
Para a secretária adjunta de Gestão da Educação Básica, Raimunda
Rodrigues, a ação fortalece o direito à educação.
“O Pé-de-Meia tem um impacto direto na vida de milhares de estudantes
roraimenses, especialmente indígenas, que muitas vezes enfrentam barreiras
econômicas para concluir os estudos. A Caravana aproxima o programa da
comunidade escolar, esclarece dúvidas e fortalece a rede de apoio ao ensino
médio”, afirmou.
PÉ-DE-MEIA EM RORAIMA
Em Roraima, 14.154 estudantes já são beneficiados. O programa garante
incentivo mensal de R$ 200, depósitos anuais de R$ 1 mil ao final de cada
série concluída e adicional de R$ 200 pela participação no Enem. Ao final do
ciclo, os valores podem chegar a R$ 9.200 por aluno.
As atividades contam com apoio da Caixa Econômica Federal, CadÚnico
(Cadastro Único) e Receita Federal, que viabilizam o acesso dos jovens ao
benefício.
O estudante Kaled Lima, presidente do grêmio da Escola Estadual Gonçalves
Dias, ressaltou a importância do programa.
O Programa Pé-de-Meia é fundamental tanto para os estudantes do ensino
médio quanto para os do ensino superior. Ele oferece uma ajuda financeira
crucial, permitindo estabilidade econômica enquanto estudamos. Isso garante
mais segurança para focarmos nos estudos e no nosso desenvolvimento”,
disse.
Focando em formação, diálogo e inclusão, a Caravana Pé-de-Meia reforça o
compromisso do Governo Federal e do Governo de Roraima em garantir não
apenas a matrícula, mas a permanência e o sucesso escolar dos estudantes.
Mín. 23° Máx. 30°


