
Por Ráyra Fernandes
Como parte da programação do Agosto Lilás, a Guarda Civil Municipal de Boa Vista
organizou um encontro voltado especialmente aos homens da segurança do
município para promover a conscientização e o engajamento deles no enfrentamento
à violência doméstica.
Um dos palestrantes foi o promotor de justiça do Ministério Público de Roraima,
André Paulo Pereira, que enalteceu o trabalho feito pelos GCMs e agradeceu a
dedicação e o profissionalismo de todos os envolvidos. Além disso, destacou a lei
Maria da Penha e reforçou a atuação de cada um nessa missão pelo fim desse mal.

De acordo com o integrante da Patrulha Maria da Penha (PMP), Alcircley Cordeiro, a
proposta foi levar um olhar diferenciado para a atuação desse grupamento especial
de apoio às vítimas de violência doméstica e destacar a importância da participação
masculina nesse contexto, incentivando atitudes conscientes dentro e fora do
ambiente de trabalho.
“Durante todo o mês, as ações geralmente são direcionadas às mulheres. Hoje,
fizemos diferente, pois preparamos esse momento de troca de ideias com os
homens, para que eles conheçam mais sobre a Lei Maria da Penha, entendam a
nossa rotina e saiam daqui com uma nova visão sobre o papel deles nessa luta”,
disse.
O secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública, Wilson Francisco, ressaltou que
nem sempre percebemos o quanto atitudes do dia a dia, muitas vezes normalizadas,
podem ser consideradas violência. “A informação transforma. Por meio dela se muda
comportamento e se adota uma nova postura”, afirmou.
Para o guarda Adailton Silva, integrante do Grupo de Ações Motorizadas (GAM) há
sempre algo novo para aprender. “Com essas capacitações, nos sentimos mais
seguros e preparados para agir com firmeza e responsabilidade em todos os ambientes que estivermos, priorizando as vítimas e protegendo as mulheres de Boa
Vista”, finalizou.
Mín. 23° Máx. 31°


