
O sábado, 23, foi movimentado no bairro Nova Canaã com a 18ª edição do
‘Prefeitura com Você’, que reuniu milhares de pessoas na Escola Municipal Nova
Canaã. A ação levou serviços de saúde, educação, assistência, empreendedorismo,
orientações jurídicas e atividades culturais para moradores do Nova Canaã, Dr. Sílvio
Botelho, Jardim Tropical, Pintolândia, Santa Luzia, Senador Hélio Campos e região.
Com destaque para a campanha Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à
violência contra a mulher, a ação contou com palestras da Patrulha Maria da Penha,
atendimento especializado na Sala Lilás e acolhimento psicológico e social. Além
disso, foram disponibilizadas atividades do Programa Família que Acolhe, espaços
lúdicos para crianças, minicidade de trânsito, vacinação antirrábica para cães e gatos,
consultas médicas e odontológicas, emissão de documentos e muito mais.

“Essa é uma ação consolidada, que a população espera porque concentra diversos
serviços em um único local. É uma oportunidade para as pessoas colocarem a saúde
em dia, atualizar documentos, resolver pendências financeiras e cuidar do bem-estar.
Tudo isso em um sábado, quando muita gente não tem tempo durante a semana”,
destacou o vice-prefeito Marcelo Zeitoune.
Ele também anunciou a próxima edição do programa. “Em outubro, vamos levar o
Prefeitura com Você para a zona rural. Será uma edição itinerante, que vai garantir os
mesmos atendimentos para a população do campo e comunidades indígenas. Vamos
levar saúde, assistência, orientações financeiras, emissão de documentos, atividades
de lazer, tudo isso para quem muitas vezes não consegue vir até a cidade”, afirmou
Marcelo.
Serviços que aproximam a prefeitura da comunidade
Durante a ação, a população teve acesso a consultas médicas e odontológicas,
vacinação, testes rápidos, aferição de pressão arterial, atendimento psicológico e
orientações de nutrição. Na assistência social, ocorreram atualizações do Cadastro
Único, orientação sobre programas e benefícios e encaminhamentos para serviços da
rede.
Outros serviços também tiveram procura, como emissão de documentos, inscrição
em cursos de qualificação, atendimentos jurídicos, além de atividades lúdicas para
crianças e apresentações culturais.
População aprova iniciativa
A proposta de levar vários serviços em um só dia agradou moradores como Julianny
Martinez, autônoma, que participou com os três filhos e o sobrinho.
“Maravilhoso, né? Porque, às vezes, a gente não tem como chegar a tempo nos
órgãos. Aqui tudo é mais fácil e rápido. Hoje os meninos já cortaram o cabelo, vou
atualizar o Cadastro Único e levar um deles ao dentista. Tem que aproveitar tudo”,
disse.
Para Jennifer Cavalcante, mãe de cinco filhos, o evento é uma oportunidade de
resolver pendências. “É gratificante, porque eu não consigo fazer durante a semana.
Hoje consegui atualizar o cadastro e colocar as vacinas das crianças em dia. Essa ação
é muito importante para famílias que têm rotina pesada”, contou.
Quem também aprovou foi Antônia Oliveira, técnica em enfermagem, que participou
pela primeira vez. “Achei muito bom e importante. Aproveitei para fazer uma
restauração no dente e agora vou ver outros serviços. É uma proposta que facilita a
vida da gente”, comentou.
Mín. 23° Máx. 30°


