
A Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), por meio do Conselho Estadual
de Defesa dos Direitos das Mulheres, promoveu nesta quarta-feira, 20, a abertura da 5ª
Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. O evento, realizado no
auditório do CRM (Conselho Regional de Medicina), reúne representantes do poder
público e da sociedade civil com o objetivo de consolidar propostas que assegurem os
direitos das mulheres com respeito, justiça e dignidade.
Com o tema “Por um Roraima com Igualdade de Gênero: Respeito à Diversidade, Justiça
e Direito à Vida para todas as Mulheres e Meninas”, a conferência tem como objetivo
integrar ações que fortaleçam as políticas públicas voltadas às mulheres, com a
perspectiva da interseccionalidade, garantindo participação democrática, voz e
representatividade.

A programação, que encerra nesta quinta-feira, 21, foi estruturada a partir do Eixo Central
“Autonomia econômica, igualdade e participação política das mulheres”, além de seis
eixos temáticos que discutem democracia e governança, mercado de trabalho,
enfrentamento à violência, direito à terra e moradia, educação não sexista e saúde
integral das mulheres.
A representante da delegação de Pacaraima, Maria Jazilda, destacou a importância da
etapa estadual como preparação para o debate nacional.
“Pacaraima enfrenta um fluxo intenso de imigração e diversas carências. Nossa
expectativa é que as propostas aprovadas aqui sejam levadas a Brasília e possam resultar em políticas públicas que realmente façam a diferença na vida das mulheres do
nosso município”, afirmou.
A secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Estela Bezerra,
ressaltou os desafios ainda existentes no país.
“Enquanto o Brasil ocupa a 36ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano geral,
quando se trata das mulheres, Roraima cai para a 72ª posição, e para a 96ª no caso da
população negra. Os povos indígenas, que têm forte presença aqui no Estado, também
enfrentam desigualdades. Para avançarmos, precisamos combater a violência, ampliar a
visibilidade no mercado de trabalho e aumentar a participação política feminina”, explicou.
A titular da Setrabes, Tânia Soares, reforçou que a conferência é um espaço democrático
e participativo, além de ser um ambiente crucial para debater a saúde feminina em todas
as faixas etárias e especificidades.
“Estamos debatendo inserção produtiva, igualdade de gênero, mercado de trabalho,
saúde integral e o combate à violência. Essas pautas atualizadas são fundamentais para
consolidar políticas públicas que protejam e valorizem as mulheres em todas as suas
realidades”, disse.
A coordenadora da Conferência Estadual, Graça Policarpo, lembrou que o evento é
retomado após dez anos sem realização no Estado.
“É fundamental ouvir as demandas de cada mulher, conhecer seus territórios e construir
juntas um presente e um futuro mais justos. Chega de desigualdade e de todas as formas
de violência”, enfatizou.
SOBRE A CONFERÊNCIA
A etapa estadual integra o processo preparatório para a 5ª Conferência Nacional de
Políticas para as Mulheres, que será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro, em Brasília. Em Roraima, já foram realizadas seis conferências municipais: em Rorainópolis,
Alto Alegre, Pacaraima, Bonfim, Amajari e Boa Vista.
Delegações desses municípios participam do encontro em Boa Vista, fortalecendo um
processo democrático, resultado das lutas históricas das mulheres em defesa de seus
direitos.
A programação conta com o Espaço Mulheres Empreendedoras, que apresenta produtos
e serviços desenvolvidos no programa da Setrabes Potencializando Mulheres, além de
Espaço Kids, palestras, painéis e salas de debate sobre os eixos temáticos, finalizando
com a plenária de aprovação das propostas discutidas durante o evento.
Mín. 23° Máx. 30°


