
Deputados estaduais aprovaram, nesta quarta-feira (20), o Projeto de Lei nº 141/2024, de
autoria do deputado Dr. Meton (MDB), que institui o Roteiro Gastronômico do Estado de
Roraima. A proposta tem como objetivo promover, valorizar e divulgar a culinária regional,
fortalecendo o turismo, incentivando a economia local e preservando as tradições alimentares
do povo roraimense.
O Roteiro Gastronômico será composto por municípios, comunidades indígenas e
estabelecimentos reconhecidos por sua relevância culinária, incluindo restaurantes, bares,
feiras, mercados, fazendas e outros locais de produção e consumo de alimentos típicos da
região. A iniciativa busca transformar a riqueza alimentar de Roraima em uma referência
cultural e turística para visitantes e moradores.

Entre os principais objetivos do projeto estão o fomento ao turismo gastronômico, a
valorização de produtores e chefs locais, o incentivo ao uso de ingredientes regionais e
sustentáveis e a preservação de receitas tradicionais. Além disso, o roteiro cria uma vitrine
para divulgar a diversidade de sabores que compõem a identidade roraimense, aproximando
cultura e desenvolvimento econômico.
O projeto também prevê a integração entre os municípios participantes, criando uma rede de
cooperação e intercâmbio de experiências entre os setores público e privado. Dessa forma, a
gastronomia de Roraima será fortalecida como patrimônio cultural e turístico, ampliando
oportunidades de crescimento econômico e consolidando a imagem do estado como um
destino de tradição, diversidade e sabor.
Mín. 23° Máx. 30°


