
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio da Secretaria Especial da
Mulher, homenageou a trajetória de 34 mulheres de Normandia. A Sessão Especial
Itinerante "Mulheres que Inspiram" ocorreu na noite desta sexta-feira (15), na
Câmara Municipal, celebrando a força, a dedicação e a representatividade dessas
mulheres na região..
Entre as homenageadas estavam produtoras rurais, donas de casa, professoras de
comunidades indígenas e profissionais de diversas áreas que contribuíram
significativamente para a história do município. Durante a cerimônia, elas receberam
certificados de menção honrosa como forma de reconhecimento pelas contribuições
à sociedade local.

A secretária Especial da Mulher, deputada Joilma Teodora (Podemos), contou com o
apoio de autoridades locais para a escolha das homenageadas. “As mulheres foram
indicadas pelo prefeito, vice-prefeita e vereadores do município. Já vivenciamos
essa homenagem em Rorainópolis. São mulheres que transformaram vidas, suas
famílias e a história de Normandia. Estou aqui representando a Assembleia
Legislativa e fomos recebidos com muito carinho. Cada homenagem traz lutas,
lágrimas e sorrisos”, completou Joilma.
O prefeito Dr. Raposo (Progressistas) também destacou a importância das mulheres
homenageadas, ressaltando que são trabalhadoras que contribuem para o
desenvolvimento de Normandia. “São mulheres que fizeram história e dão sentido a
este município. Que essa homenagem se estenda a todas que estão nos mais
diversos cantos de Normandia”.
Entre as homenageadas está Maria Ângela Araújo, de 63 anos, nascida e criada em
Normandia. Agricultora, mãe de sete filhos, todos criados e formados, ela se
emocionou com o reconhecimento. “Foi um dia muito especial, com vários serviços
importantes para quem nem sempre tem acesso e não pode ir até a capital. A gente
é do interior, pé no chão, mas carrega muito orgulho no coração. Como mulher,
mãe, filha e avó, me sinto honrada por essa homenagem”.
Outra homenageada foi Mônica Pereira, nascida em Bonfim e residente em
Normandia desde os 12 anos. Artesã e mãe solo de três filhos, ela sustenta a família
confeccionando colares, brincos, pulseiras e trajes típicos. “Meus filhos me
acompanham, já aprenderam o ofício. Quero levar esse conhecimento adiante,
porque essa arte está desaparecendo. Quero ajudar outras mulheres a conhecer essa cultura. Foi uma honra ser lembrada. Não esperava. Me sinto uma mulher
vencedora”.
A vereadora Irmã Geane Rocha (Progressistas), também homenageada, fez questão
de parabenizar todas as mulheres presentes. “Cada uma de vocês tem um papel
fundamental. São mulheres guerreiras, que enfrentam desafios todos os dias e
fazem a diferença no nosso município. Estar aqui hoje é motivo de alegria e
gratidão. Recebam meu carinho e meu respeito”, finalizou.
Mín. 23° Máx. 30°


