
Deputados estaduais aprovaram três Projetos de Decreto Legislativo que concedem honrarias
a personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do Estado de Roraima, durante a
sessão ordinária desta terça-feira (12). As homenagens reconhecem ações relevantes nas áreas de gestão pública e pesquisa agropecuária, fortalecendo o compromisso da Assembleia
Legislativa com o reconhecimento ao mérito.
O PDL nº 36 de 2025 concede a Comenda Ordem do Mérito Legislativo, na categoria Grande
Mérito, ao senhor Edilson Damião Lima. A iniciativa, de autoria do deputado Gabriel Picanço
(Republicanos), reconhece os serviços prestados por Edilson junto à Vice-Governadoria e à
Secretaria de Estado de Infraestrutura, em ações que impactaram positivamente a gestão
pública estadual.

Outro projeto aprovado foi o Decreto Legislativo nº 63 de 2025, que concede o Título de
“Cidadão Benemérito do Estado de Roraima” a quatro pesquisadores da Empresa Brasileira
de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Receberão a honraria: Antônio Carlos Centeno
Cordeiro, Daniel Gianluppi, Otoniel Ribeiro Duarte e Vicente Gianluppi, pela atuação
destacada em pesquisas e desenvolvimento agrícola no Estado desde a década de 1980.
A Embrapa tem papel fundamental na transformação da realidade agrícola de Roraima,
principalmente ao desenvolver tecnologias para o cultivo em áreas de cerrado e apoiar
agricultores familiares, indígenas e produtores rurais. A atuação da instituição também foi
reconhecida por meio do PDL nº 64 de 2025, aprovado pelos parlamentares na mesma sessão.
A terceira proposição concede a Comenda Ordem do Mérito Legislativo, na categoria Mérito
Especial, a três servidores: Hyanameyka Evangelista de Lima Pinho, Jane Maria Franco de
Oliveira e Ramayana Menezes Braga. A iniciativa, proposta pelos deputados Gabriel Picanço
e Soldado Sampaio (Republicanos), valoriza a contribuição desses pesquisadores nas ações
técnicas e científicas da Embrapa em Roraima.
As homenagens aprovadas serão entregues em Sessão Especial alusiva aos 44 anos da
Embrapa em Roraima, marcada para o dia 14 de agosto, às 9h30, no plenário Noêmia Bastos
Amazonas. A solenidade contará com a presença de autoridades, servidores, pesquisadores e
convidados, em um momento de reconhecimento e valorização da ciência e do serviço
público.
Mín. 23° Máx. 30°


