
A Sesp (Secretaria de Estado da Segurança Pública) realizou nessa quinta-feira, 7, em
Caracaraí, o Dia D da Operação Shamar 2025, uma ação nacional de enfrentamento à
violência doméstica e familiar contra a mulher. A programação incluiu palestras, blitze
educativas e atividades sociais, com a participação integrada de diversas forças de
segurança.
A campanha segue até o dia 4 de setembro e é coordenada nacionalmente pelo
Ministério da Justiça e Segurança Pública. Neste ano, a Operação Shamar mobiliza
mais de 50 mil agentes em mais de 2 mil municípios brasileiros, com ações educativas,
preventivas, repressivas e de apoio às vítimas.

Em Roraima, a Sesp coordena a operação com o apoio da PCRR (Polícia Civil de
Roraima), PMRR (Polícia Militar de Roraima), CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de
Roraima), Guardas Civis Municipais, PRF (Polícia Rodoviária Federal) e Detran-RR
(Departamento de Trânsito de Roraima).
Segundo a secretária da Segurança Pública, Carla Jordanna Rodrigues, a participação
do Estado na operação representa um compromisso concreto com a proteção das
mulheres.
“A violência contra a mulher exige uma resposta articulada, permanente e qualificada.
Por isso, o Governo de Roraima está mobilizado para agir de forma preventiva,
repressiva e educativa, integrando todas as forças de segurança nesse enfrentamento”,
destacou. Durante as ações, o secretário-adjunto de Justiça e Cidadania, Ellan Wagner, destacou
a importância do fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento à violência
contra a mulher, especialmente no mês de agosto.
"Hoje é um dia alusivo aos 19 anos de criação da Lei Maria da Pena, um instrumento
que fortalece o combate à violência contra a mulher. A intensificação das ações do
Estado contra esse crime tão repudiado segue durante todo o mês de agosto em
conjunto com todas as forças de segurança", destacou o secretário-adjunto de Justiça e
Cidadania, Ellan Wagner.
Durante a manhã, foi realizada uma palestra na Câmara Municipal de Caracaraí para
autoridades e servidores, abordando a importância da informação, da conscientização e
da denúncia por parte das vítimas.
No período da tarde e noite, estudantes das escolas estaduais Castelo Branco, José
Vieira de Sales Guerra e do Colégio Estadual Militarizado João Rogélio Schuertz
participaram de palestras sobre a Operação Shamar, a campanha Agosto Lilás e
educação financeira, ministradas por policiais do Comando de Policiamento do Interior e
bombeiros militares.
Blitze educativas foram realizadas na BR-174, em frente a um posto de combustível e na
rotatória da prefeitura, com distribuição de panfletos e orientações sobre o combate à
violência contra a mulher.
A programação também incluiu uma ação social junto ao projeto Academia de Dança ao
Ar Livre (Zumba), com entrega de materiais informativos e orientações ao público.
As forças de segurança atuaram de forma integrada. A Polícia Militar e a Guarda Civil
Municipal realizaram abordagens e revistas em pessoas e veículos, além de garantirem
a segurança perimetral das ações. O Corpo de Bombeiros Militar inspecionou
estabelecimentos para verificar o cumprimento das normas de segurança e as condições
estruturais. Já o Detran-RR e a PRF se revezaram no controle do trânsito e na
verificação de documentos e das condições dos veículos.
Mín. 23° Máx. 30°


