
Na sessão ordinária desta terça-feira (5), os deputados da Assembleia Legislativa de Roraima
votaram importantes projetos de lei e decretos legislativos, abordando questões de grande
relevância para o desenvolvimento social, cultural e assistencial do Estado. A sessão foi
marcada pela aprovação de iniciativas que reconhecem o trabalho de pessoas e instituições
que contribuem significativamente para a sociedade roraimense.
O PDL nº 37 de 2025, da deputada Tayla Peres (Republicanos), concedeu a Comenda
Orgulho de Roraima ao pastor Basílio Bezerra, em reconhecimento aos seus relevantes
serviços à sociedade. Natural do Maranhão, ele chegou a Boa Vista em 1978, onde se
destacou como líder espiritual e social, com projetos de assistência à população local e
atuação na segurança pública como sargento da Polícia Militar.

Também foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 51 de 2025, de autoria do
deputado Soldado Sampaio (Republicanos), que concede a Comenda Orgulho de Roraima a
16 figuras religiosas e leigas da Diocese de Roraima, incluindo bispos, padres e outras
personalidades que atuam no serviço de evangelização e assistência social no Estado,
marcando a celebração do Jubileu dos 300 anos da Diocese em Roraima.
Já o PDL nº 52 de 2025, concede a Comenda Orgulho de Roraima a diversas organizações
católicas que desempenham um trabalho de relevância social e religiosa no Estado. A lista
inclui entidades como a Diocese de Roraima, Cáritas Diocesana, Fazenda da Esperança e
outros movimentos católicos que prestam assistência a migrantes, refugiados e à população
em situação de risco social.
Outro projeto aprovado foi o PDL nº 53 de 2025, que concede a Comenda Orgulho de
Roraima a diversos profissionais e personalidades de Rorainópolis e do Estado, reconhecendo
seus serviços prestados à segurança pública e ao desenvolvimento político e social, incluindo
policiais, médicos e outros cidadãos comprometidos com a melhoria das condições de vida
local.
O PDL nº 55 de 2025, também de autoria do deputado Soldado Sampaio, concedeu a
Comenda Orgulho de Roraima a diversas personalidades do município de Normandia,
reconhecendo seus serviços prestados no desenvolvimento econômico, social e cultural da
região, incluindo gestores e voluntários locais.
Por fim, foi aprovada a Moção nº 24 de 2025, de autoria do deputado Neto Loureiro (PMB),
em homenagem póstuma à senhora Marluce de Melo Pontes, falecida em junho de 2025.
Marluce foi uma grande gestora educacional, com passagens marcantes em várias escolas de
Boa Vista, deixando um legado na educação roraimense. Ela foi responsável pela gestão da
escola Monteiro Lobato, que se destacou como a melhor da Região Norte.
Utilidade pública
Os parlamentares aprovaram O PDL nº 33 de 2025, de autoria da deputada Catarina Guerra
(União), que visa declarar de utilidade pública a Associação F. L. Sousa – AFLS, uma
entidade filantrópica que realiza ações assistenciais, educacionais, culturais e sociais em Boa
Vista, beneficiando semanalmente cerca de 200 famílias em situação de vulnerabilidade.
Mín. 23° Máx. 30°


