23°C 30°C
Boa Vista, RR
Publicidade

Integrantes do Crescer fazem “viagem espacial” com Planetário Móvel

A iniciativa do PET Física levou astronomia de forma lúdica pela primeira vez à sede do projeto

05/08/2025 às 18h41
Por: Aldênio Soares Fonte: Hora 1 Roraima
Compartilhe:
Integrantes do Crescer fazem “viagem espacial” com Planetário Móvel

O céu não é mais o limite para os jovens participantes do Crescer, que nesta terça-
feira, 5, tiveram a oportunidade de embarcar numa viagem imersiva pelo universo
por meio com o Planetário Móvel, iniciativa do Programa de Educação Tutorial (PET)
Física da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

 Por meio de projeções animadas,
a experiência ocorreu na sede do projeto, localizada no bairro Dr. Sílvio Botelho.
Sob a coordenação de Nelson Albuquerque, estudante do curso de Física da UFRR, o
Planetário Móvel é apresentado às escolas, inclusive de fora de Boa Vista. 

O objetivo
é proporcionar o conhecimento sobre astronomia para quem não tem facilidade de
acesso a esse tipo de ciência. Além disso, a ideia é mostrar que a física não é só
cálculo chato e complexo, mas algo belo e fascinante.

“A parte interna do planetário funciona com um projetor central que exibe vídeos em
360°, simulando desde o Sistema Solar, a Via Láctea, as galáxias distantes e até
teorias como o Big Bang. Tudo é feito de forma lúcida para cativar os participantes. É
a nossa primeira vez na sede do projeto Crescer e pudemos notar a curiosidade e
admiração que esses jovens despertaram”, comentou Nelson.
Para Maria Eduarda, integrante do Crescer, a experiência foi inédita.

 “Nunca tinha
visto algo assim, gostei das estrelas e da via láctea. Eu tinha assistido sobre os
planetas apenas em documentários, mas presenciar isso é diferente. As imagens
passando em volta das nossas cabeças é uma sensação incrível”, contou.

Já Ernesto Rafael destacou o momento que mais lhe chamou a atenção. “É a primeira
vez que entro em um planetário e foi uma experiência muito boa. Observar o espaço
é bem legal. E eu nunca tinha visto uma colisão de estrelas, em animação. Fico
imaginando o tanto de coisas que tem no universo para serem exploradas”, disse o
integrante.

 A psicóloga do projeto, Wanessa Dineli, reforçou a importância dessas experiências.
“Muitos desses jovens estão em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Então, é importante proporcionar o conhecimento e curiosidade pela ciência e
tecnologia. Também foi a minha primeira vez no planetário e é algo emocionante e
gratificante, tanto para mim, quanto para eles que estão olhando para cima,
surpresos, como se tivessem no espaço”, comentou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Boa Vista, RR
31°
Chuvas esparsas

Mín. 23° Máx. 30°

35° Sensação
2.55km/h Vento
60% Umidade
100% (5.1mm) Chance de chuva
06h56 Nascer do sol
07h13 Pôr do sol
Qui 31° 23°
Sex 29° 23°
Sáb 31° 22°
Dom 29° 23°
Seg 29° 23°
Atualizado às 12h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,20 +0,44%
Euro
R$ 5,91 +0,20%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 328,749,85 -4,56%
Ibovespa
170,555,10 pts -0.41%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio