21°C 31°C
Boa Vista, RR
Publicidade

Defensoria Pública busca fortalecimento institucional em reunião na Assembleia Legislativa

Ação conjunta das instituições visa ampliar a assistência jurídica gratuita em Roraima

03/06/2026 às 08h31
Por: Aldênio Soares Fonte: Hora 1 Roraima
Compartilhe:
Defensoria Pública busca fortalecimento institucional em reunião na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) recebeu, nesta terça-feira (2), a visita da presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Fernanda Fernandes. O encontro ocorreu na sala da Presidência e reuniu representantes da Defensoria Pública para discutir medidas para a ampliação do acesso da população aos serviços de assistência jurídica gratuita.

A visita ocorreu em um momento importante para a Defensoria Pública de Roraima, marcado pela posse da nova diretoria da associação estadual da categoria. O defensor público Oleno Matos ressaltou que a reunião serviu para apresentar demandas da instituição e reforçar a importância do apoio dos poderes constituídos. Segundo ele, a Defensoria desempenha papel fundamental na garantia de direitos da população, especialmente das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Aproveitamos a presença da presidente nacional para realizar visitas institucionais e tivemos a honra de sermos recebidos pelo deputado Renato Silva. Conversamos sobre a atuação da Defensoria Pública, a necessidade de fortalecer esse trabalho e alcançar um número ainda maior de pessoas no Estado. Também tratamos do orçamento de 2027 e do aprimoramento da relação entre a Defensoria e a Assembleia Legislativa, que já é uma parceria muito positiva”, destacou.

A presidente da Anadep, Fernanda Fernandes, comentou a expectativa em torno do fortalecimento institucional da Defensoria em Roraima e pontuou avanços que podem servir de referência para outros estados brasileiros.

“Sabemos do compromisso desta Casa com a Defensoria Pública. Roraima poderá ser o primeiro estado do país a garantir essa simetria orçamentária, o que representa um avanço importante para a instituição. Estamos muito felizes com essa perspectiva, porque ela significa mais estrutura, mais dignidade e mais direitos para a população que depende dos serviços da Defensoria”, enfatizou.

O deputado estadual Renato Silva (Podemos), primeiro-secretário da ALERR, frisou a importância do trabalho realizado pela Defensoria Pública em todo o Estado e reafirmou o compromisso do Legislativo em contribuir para o fortalecimento da instituição.

“A Defensoria Pública atende ao estado todo, da população de Caroebe ao Uiramutã, com qualidade e compromisso. Conversamos sobre formas de ampliar esse serviço e garantir melhores condições para a instituição. A Assembleia é parceira da Defensoria e vamos continuar acompanhando de perto esse trabalho para que a população seja cada vez mais beneficiada”, assegurou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Boa Vista, RR
25°
Chuvas esparsas

Mín. 21° Máx. 31°

26° Sensação
2.13km/h Vento
81% Umidade
100% (1.1mm) Chance de chuva
06h54 Nascer do sol
07h11 Pôr do sol
Qua 32° 22°
Qui 32° 22°
Sex 30° 22°
Sáb 32° 22°
Dom 32° 24°
Atualizado às 20h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,09 0,00%
Euro
R$ 5,91 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 354,411,83 +0,06%
Ibovespa
169,648,47 pts -0.45%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio