23°C 30°C
Boa Vista, RR
Publicidade

Com cenário lúdico e informativo, escola de Boa Vista recebe palestra sobre o trânsito

Ação desenvolvida pela SMTRAN ensina crianças, desde cedo, sobre regras viárias e cidadania

13/05/2026 às 09h25
Por: Aldênio Soares Fonte: Hora 1 Roraima
Compartilhe:
Com cenário lúdico e informativo, escola de Boa Vista recebe palestra sobre o trânsito

Por Lucas Aires
A manhã desta terça-feira, 12, na Escola Municipal Professor Ronilson Silva Nascimento, no bairro Araceli, foi preparada para que crianças de dois a cinco anos aprendessem sobre trânsito e convivência em sociedade. A unidade de ensino recebeu a Palestra Kids, ação da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN) que integra a programação da campanha Maio Amarelo.

A palestra abordou regras de circulação, atenção nas ruas e avenidas, funcionamento dos semáforos e uso correto das faixas de pedestres. Cada explicação representou uma conscientização semeada nos pequenos cidadãos, com o propósito de levar o aprendizado também para dentro de casa, alcançando pais, mães e familiares.

A voz de quem conduz a escola revela a essência da iniciativa. O gestor Marcos Antônio destacou que a ação é um convite ao aprendizado desde cedo, para que os ensinamentos permaneçam ao longo da vida. “É a educação para o trânsito na escola. A importância está justamente em fazer com que, desde pequenininhos, eles entendam e compreendam como funciona o trânsito”, explicou.

O gestor ressaltou que as leis de trânsito, assimiladas na infância, chegam às famílias como um alerta afetuoso sobre cuidado e atenção. “A gente busca sempre essa parceria com a SMTRAN para trazer, de forma dinâmica e didática, essas orientações para as crianças”, completou.

Já o agente Ney Brito, gerente de Prevenção e Educação para o Trânsito, transmitiu a experiência de quem vivencia o trânsito diariamente e transforma seus códigos em aprendizado acessível. Ele detalhou a dinâmica da atividade educativa.

“Além da Palestra Kids, também orientamos sobre como atravessar a via com segurança, utilizando a faixa de pedestres, e reforçamos a importância de andar sempre pela calçada, e não pela rua”, contou.

Para o agente, a experiência foi além do universo infantil. Professores, gestores e cuidadores também participaram de um jogo de dados lúdico e utilizaram óculos especiais que proporcionam uma percepção ainda mais impactante sobre os riscos no trânsito.

“É um equipamento que simula a embriaguez ao volante em uma pista montada na quadra. O primeiro trajeto é feito naturalmente, enquanto o segundo revela a sensação distorcida de dirigir sob influência de álcool, transformando o lúdico em uma importante lição para a vida adulta”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Boa Vista, RR
27°
Chuvas esparsas

Mín. 23° Máx. 30°

29° Sensação
2.74km/h Vento
77% Umidade
100% (16.32mm) Chance de chuva
06h57 Nascer do sol
07h14 Pôr do sol
Dom 29° 22°
Seg 31° 23°
Ter 30° 22°
Qua 30° 22°
Qui 31° 23°
Atualizado às 10h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 331,362,20 +1,24%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio