23°C 30°C
Boa Vista, RR
Publicidade

Acadêmicos de direito vivenciam o funcionamento do Legislativo estadual

Visita à ALERR aproxima estudantes da teoria aprendida em sala de aula com a rotina parlamentar

23/04/2026 às 10h59
Por: Aldênio Soares Fonte: Hora 1 Roraima
Compartilhe:
Acadêmicos de direito vivenciam o funcionamento do Legislativo estadual

Acadêmicos do curso de direito da Faculdade Claretiano tiveram a oportunidade de conhecer,
de perto, o funcionamento do Poder Legislativo, durante visita institucional à Assembleia
Legislativa de Roraima (ALERR), nesta quarta-feira (22). A atividade proporcionou aos
estudantes uma imersão nas atribuições e competências da Casa, conectando a teoria à prática.

Acompanhados do coordenador do curso, professor Wagner Pinheiro, e do docente da
disciplina estado e políticas públicas, Daniel Santos, os alunos percorreram diferentes setores
da Assembleia, entendendo como se dá o funcionamento interno e o processo legislativo.

“A gente começa as visitas pelo hall Maria Luiza Vieira Campos, onde ficam as galerias dos
ex-presidentes, dos deputados constituintes e a galeria Lilás. Depois, seguimos para outros
setores, como a comunicação e o plenário, onde explicamos como funcionam as sessões e o
regimento interno”, explicou a gerente de Relações Institucionais da ALERR, Gabriela Vital.
“Como são alunos de Direito, é importante que eles vivenciem, na prática, conteúdos que
estudam em sala”, complementou.

Durante a visita, os estudantes também conheceram o plenário e acompanharam explicações
sobre a tramitação das leis. “Apresentamos desde o nascimento de uma lei, a iniciativa, até a
aprovação. Surgiram dúvidas sobre comissões e o funcionamento das sessões, e tudo foi
explicado com base no regimento interno e na Constituição”, detalhou o consultor legislativo
Daniel Garcia.

Para o professor Daniel Santos, a experiência é fundamental na formação acadêmica. “A
disciplina trata justamente da divisão dos poderes, e o Legislativo é essencial nesse processo.
Essa visita permite que os alunos conheçam de perto como tudo funciona, o que contribui
muito para o aprendizado e também para o futuro profissional deles”, destacou.

O estudante Lucas Souza ressaltou o impacto da vivência. “Está sendo uma experiência bem
interessante. Ver tudo aqui por dentro é diferente do que a gente vê na televisão. Para quem
quer seguir na área do direito, ajuda muito a entender como as leis realmente funcionam.
Estou aproveitando para aprender e tirar dúvidas”, disse.

O deputado Marcelo Cabral (União) também destacou a importância da iniciativa. “A
Assembleia está sempre de portas abertas para receber estudantes. Isso aproxima o poder
público da sociedade e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes”, pontuou.
Acompanhe as ações do Legislativo

Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia.
Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3 FM, têm reportagens
sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a
programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Boa Vista, RR
23°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 30°

24° Sensação
1.66km/h Vento
92% Umidade
100% (5.1mm) Chance de chuva
06h56 Nascer do sol
07h13 Pôr do sol
Qui 31° 23°
Sex 29° 23°
Sáb 31° 22°
Dom 29° 23°
Seg 29° 23°
Atualizado às 06h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 344,443,15 +0,37%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio