
A Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) retomou, nesta
quinta-feira (19), as atividades do projeto de implantação da Ouvidoria Estudantil. A
primeira unidade de ensino deste ano a receber a palestra informativa foi a Escola
Estadual Maria das Dores Brasil, localizada no bairro São Vicente, em Boa Vista.
Durante a ação, alunos do ensino médio conheceram os serviços oferecidos pela
Ouvidoria-Geral e o funcionamento da Ouvidoria Estudantil. De forma dinâmica e
interativa, os estudantes foram orientados sobre como registrar demandas,
reclamações, sugestões e elogios, além de indicar melhorias para o ambiente
escolar.
De acordo com a servidora da Ouvidoria-Geral, Sílvia Sodré, a iniciativa busca
estimular o protagonismo juvenil e disseminar, desde cedo, o conhecimento sobre
direitos e deveres do cidadão. “O objetivo é mostrar aos alunos quais são os seus
direitos e deveres dentro da nossa sociedade e explicar quais são as manifestações,
sugestões e reclamações que eles podem fazer juntamente com a Ouvidoria-Geral e
Estudantil, para solicitar melhorias no ambiente escolar”, explicou.

Além das palestras, a equipe prestará suporte para a implantação do órgão
estudantil e acompanhará o andamento das demandas. “Os alunos irão se
candidatar, faremos a eleição para a escolha do ouvidor e do vice. A partir daí, eles
poderão receber as demandas e trabalharem junto à gestão da escola, trazendo as
manifestações até a gente, para que possamos fazer a ponte ao órgão competente”,
completou Sílvia.
A coordenadora pedagógica da escola, Neivana Lima, destacou a relevância da
iniciativa ao enfatizar a importância de parcerias que promovem a participação
democrática no ambiente escolar.
“Enquanto coordenadora pedagógica, vejo como uma excelente iniciativa para
contribuir com a formação cidadã dos alunos. Eles precisam conhecer os seus
direitos e, também, seus deveres. Então, implantar uma ouvidoria dentro da escola
fará com que eles percebam o que é lícito, ilícito, permitido ou não dentro do ambiente escolar. Todas essas ações são muito bem-vindas e visam assegurar direitos e promover a harmonia e a cultura da paz que a gente tenta realizar todos os dias”, frisou.
Para a estudante Thais Ribeiro, de 17 anos, integrante do grêmio estudantil, a
proposta tende a fortalecer a representatividade dos alunos.
“Eu já tinha ouvido falar sobre a Ouvidora, mas essa foi a primeira vez que conheci
mais de perto o trabalho. Acredito que dará certa essa atuação da Ouvidoria junto
com os alunos. Também descobri que a gente pode fazer elogios. Até então, a via
como um meio de comunicação para denúncias. Então, achei muito legal essa parte.
Como já tenho um cargo na escola, com certeza irei me envolver e pensarei em me
candidatar”, afirmou.
Acompanhe as ações do Legislativo
Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da
Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia,
98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos
deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da
mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.
Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo
(@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as
audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de
Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.
Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só
visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa
que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais
matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as
fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.
Mín. 23° Máx. 30°


