
O Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), inaugurou, na
manhã desta quarta-feira, 22, a nova sede do Centro Integrado dos Conselhos Educacionais e
Undime Professor José Wikert. O espaço foi idealizado para o fortalecimento da gestão, do
controle social e da articulação das políticas públicas educacionais no Estado.
Localizado na Alameda dos Bambus, nº 391, bairro Pricumã, o prédio passa a abrigar, em um
mesmo espaço físico, quatro importantes instituições ligadas à educação roraimense: o
CEE/RR (Conselho Estadual de Educação de Roraima), o CAE/RR (Conselho de Alimentação
Escolar de Roraima), o CACS (Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb) e
Undime/RR (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Roraima).

Durante a solenidade, o governador de Roraima, Antonio Denarium, destacou que a entrega
do prédio representa um avanço concreto na organização administrativa e no fortalecimento
das instâncias, que garantem transparência, qualidade e participação social na educação.
“Estamos entregando um espaço moderno, adequado e funcional, que vai dar melhores
condições de trabalho aos conselhos e à Undime. Investir em estrutura é investir diretamente
na qualidade da educação e na boa aplicação dos recursos públicos”, afirmou o governador.
O vice-governador, Edilson Damião, ressaltou que a integração dos conselhos em um único
espaço facilita o diálogo institucional e fortalece o regime de colaboração entre estado e
municípios.
“Fizemos uma reforma que mudou a cara do Conselho e estamos fazendo o mesmo em mais
de 70 escolas do estado. Estou feliz em entregar mais do que uma obra, um espaço para
vocês exercerem seu trabalho com qualidade”, pontuou.
Investimento e estrutura
A reforma do prédio contou com um investimento de R$ 2,9 milhões, realizada com recursos
próprios do Governo do Estado. Os serviços executados incluíram a troca da cobertura e do
forro, modernização de toda a parte elétrica e hidráulica, substituição de esquadrias, além de
pintura e emassamento do muro.
O espaço dispõe de salas administrativas, auditório, área de serviço e copa, oferecendo
melhores condições de trabalho para conselheiros, técnicos e dirigentes municipais de
educação.
O secretário de Educação e Desporto, Mikael Cury, destacou que a entrega do centro reforça o
compromisso da gestão com a valorização dos órgãos colegiados. “Um prédio que antes tinha
outra função hoje se tornou uma unidade importante para a educação, beneficiando nossos
conselhos e a Undime. Aprendi algo valioso na Secretaria de Educação: educação não se faz
sozinho, é um trabalho em equipe, com união e parceria”, enfatizou.
Papel dos conselhos e da Undime
Membro do Conselho Estadual de Educação de Roraima, Isabel da Costa Lima ressaltou que a
nova sede representa um avanço histórico para o colegiado. “É uma grande realização e
conquista para o estado de Roraima. Obrigada ao governador de Roraima, ao secretário de
Infraestrutura e ao secretário de Educação”, afirmou.
A presidente da Undime em Roraima, Alsione Sulbaran, destacou que a nova sede amplia a
capacidade de articulação entre os municípios e o Governo do Estado. “A Undime tem 22 anos
no estado e nunca foi tão bem tratada como agora, graças ao compromisso do nosso
governador. Vocês agora têm um prédio digno para atender 14 municípios. Com a união e
sistematização do trabalho, podemos trabalhar junto com o estado. O governo tem tratado a
educação dos municípios muito bem”, destacou.
Mín. 23° Máx. 30°


