
A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) realizou nesta segunda-feira, 17, o I
Seminário “Ciências na Escola: Inovação, Tecnologia e Ciências para Todos – Secine”,
iniciativa voltada ao fortalecimento da educação científica na rede estadual. O evento abriu
uma programação que segue até quarta-feira, 19, com apresentações de projetos,
palestras e oficinas.
Com apoio da Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima), INCT-
Conexão, Fiocruz Rondônia, UFRR (Universidade Federal de Roraima, Uerr (Universidade
Estadual de Roraima) e Sebrae/RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas), o seminário busca promover o diálogo entre inovação, tecnologia e educação,
reforçando o compromisso do Estado com inclusão, sustentabilidade e protagonismo
estudantil.

A secretária-adjunta de Gestão da Educação Básica, Raimunda Rodrigues, destacou que o
encontro fortalece a cultura científica nas escolas. "Este seminário é um passo
fundamental para promover a inclusão e a sustentabilidade através da educação
científica", afirmou.
A diretora do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de
Roraima), Stela Damas, enfatizou o impacto da iniciação científica na formação dos
estudantes. "Estamos trabalhando para criar uma política de iniciação científica para a
educação básica, alinhada com os objetivos do observatório e do programa 'Ciência na
Escola'. Temos muitas ideias para o próximo ano, incluindo a realização de uma feira de
ciências internacional, com participação de outros países", disse.
Representando o OEC (Observatório Estratégico de Ensino de Ciências), Rodrigo Couto
ressaltou como a tecnologia vem sendo aplicada para qualificar o ensino de ciências. "Hoje
eu tenho provado muita ideia de inteligência artificial. Então estou implantando em uma
determinada região do Rio Grande do Sul a ideia de observatórios de educação na área de
ciências principalmente, que é o tema principal, e também gerar através dessa
apresentação um pouco de provocação, talvez quem sabe trazer a ideia para cá também",
afirmou.
Participante do seminário, o estudante João Pedro, de 17 anos, da Escola Estadual
Monteiro Lobato, contou que a experiência ampliou seu interesse pela ciência. "Participar
do seminário foi incrível! Aprendi sobre as últimas inovações e como a ciência pode
transformar nosso futuro. É motivador saber que podemos fazer parte disso", disse.
Ciência na Escola
O programa é resultado de chamada pública lançada para estimular o interesse de
estudantes do Ensino Fundamental e Médio por ciência e inovação. Foram investidos R$
2,1 milhões pela Faperr para apoiar até 160 projetos em todas as regiões de Roraima.
Cada projeto recebeu bolsa para professor coordenador, bolsas para estudantes
pesquisadores e recursos para execução das atividades.
A ação contempla escolas de todos os 15 municípios, incluindo comunidades indígenas,
aproximando educação, tecnologia e empreendedorismo e preparando jovens para
desafios acadêmicos e profissionais.
Mín. 23° Máx. 30°


